domingo, 31 de agosto de 2008

ODEIO A BC PASTORAL INNOCENSE


Quem é que não conhece a famosíssima BC Pastoral Innocense? Aquela flor bem armada e com muita substância, um branco níveo e aquela, mas aquela pintinha vermelha bem no meio do labelo significando para os pretensos poetas das orquídeas , uma espécie de noiva pura e bela que se deixa seduzir pelo seu mais ferrenho admirador e ficando como prova final de seu relacionamento amoroso a manchinha sanguínea que ficará eternamente na lembrança do ardoroso amante.
Pois bem, caros amigos, essa planta foi um feliz resultado de cruzamentos feito pelo inesquecível Rolf Altenburg nos idos dos anos 60, se não estou enganado, nas dependências do seu orquidário Florália em Petrópolis que tive a felicidade de conhecer em 1996. Hoje é uma orquídea super-difundida em muitos orquidários e por muitos orquidófilos , diria até que se trata de uma planta facilmente encontrada em muitas listas de orquidários comerciais com preço bem em conta, etc,etc. Só que tem um senão: nas minhas mãos, tive vários exemplares trazidos de Curitiba - Orquidário Lineu Robert: Petrópolis - Florália e talvez de um outro local do qual não recordo no momento. Acreditem vocês todos, todas, mas absolutamente, todas as plantas que me chegaram às mãos, com ótima aparência em termos de estado fito-sanitário, terminam por se contaminar com os fungos que provocam a podridão negra e a parda, ambas letais para a planta. E olhe que tenho um cuidado redobrado com essa orquídea, já sabedor de sua aptidão, pelo menos aqui em minha casa, em "pegar" com muita facilidade essa doença.
Vasos e substratos novos e esterilizados, privilégio na escolha do local onde ficar no orquidário, tudo do bom e do melhor. Mas ela teima em adoecer ou enveredar pelo caminho do suicídio e olhe que tem cerca de 300 companheiras ao lado crescendo saudáveis e livres de doenças. Cultivo orquídeas desde 1993 mais ou menos e sempre tive essa admiração pela BC Pastoral Innocense e, qual não foi minha surpresa, ao receber nesta semana , um telefonema de uma conhecida que reside próximo à minha casa , solicitando minha presença para verificar a causa do amarelecimento de algumas folhas de uma orquídea que ela tem há cerca de 10 anos e que nunca foi " mexida " por ninguém.
Pasmem vocês! Ao chegar na casa da Fátima, esse é o seu nome, levou-me para conhecer a tal planta e quando fui a ela apresentado vi uma planta de tamanho avantajado com várias frentes e agarrada em um xaxim redondo e bem grande sob uma espécie de telheiro transparente embaixo de uma mangueira. Até aí, tudo bem. Notei que uma ou duas folhas estavam amareladas e verifiquei que assim estavam devido a um início de doença no pé do bulbo, talvez provocado por fungo ou bactéria , mas que não havia passado para o restante do rizoma da parte afetada pelo menos por enquanto.
De resto, a planta estava ,em minha opinião, muito ensombrada e com poucos nutrientes, já que a proprietária não tem muito critério e nem conhecimento em termos de adubação , pois trata-se de pessoa leiga no assunto. Ao perguntar que planta era aquela, ela não soube responder e disse que tinha umas fotos tiradas das florações anteriores e , ao mostrar-me as fotos, foi um espanto! ERA UMA BC PASTORAL INNOCENSE!!!!!!!! Fiquei com uma mistura de estupefação e satisfação e também muita, mas muita raiva por ver que uma única planta adquirida durante uma das nossas exposições anuais pela Fátima, havia conseguido se desenvolver de uma forma que eu jamais e nem por sonho consegui, pois perdi todas as que adquiri ao longo de todos esses anos.
Para concluir: A Fátima me pediu para dividir a planta, já que pretende dar mudas para outras pessoas da família, pois a planta era de sua mãe, recentemente falecida com 95 anos e as outras filhas desejam um corte da planta para manter a lembrança da mãe que adorava essa orquídea. Ela falou que me dará com todo o prazer do mundo um corte e calculo que vai dar cerca de 08 mudas bem grandes.
Entenderam todos agora porque tenho muita, mas muita raiva da BC Pastoral Innocense? Vou tentar mais uma vez, cercando-a de cuidados extremados e, se ela teimar em não querer conviver comigo e desejar se suicidar mais uma vez com a ajuda infernal do imbecil do fungo da podridão negra e parda, só vai me restar o preparo de um enterro de luxo e muitas, mas muitas lágrimas a serem derramadas em memória de minha muito amada Pastoral...
hugolalbuquerque@ig.com.br
João Pessoa - PB

Nenhum comentário: