sábado, 30 de agosto de 2008

Brassavola perrini, uma lição de amor!

Foto e cultivo: Edmar Alencar Júnior

A Brassavola é um gênero com cerca de 63 espécies existentes, com flores que variam entre branco, creme e o esverdeado. De fácil cultivo, quando o trato corresponder às suas necessidades. "Alguns estudiosos consideram a Brassavola perrinii como sinônimo de Brassavola tuberculata, embora sejam bem próximas e suas flores sejam idênticas, do ponto de vista botânico, elas são diferentes. Brassavola tuberculata parece ser mais tolerante à luminosidade intensa, na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, vegeta nas rochas, recebendo diretamente os raios solares. Brassavola perrinii vegeta no estado do Rio de Janeiro, próxima ao mar mas bastante protegida pelas copas das árvores. A Brassavola tuberculata lança, em geral, 2 flores por haste, e a B. perrinii, 3 ou mais. 7" to 10" / 20cm to 25cm", define Ed Mourão.

Esta introdução foi para mostrar o cultivo do orquidófilo Edmar Alencar Júnior, de Santo Inácio, no Paraná, que cultiva a Brassavola perrinii como nenhum outro, provando que toda regra tem exceção. Indagado sobre seu cultivo, não guardou segredo e nos passou as seguintes dicas:

"Peguei vasos de plástico com fibra de xaxim (pedaços), na verdade era uma samambaia-açu que encontrei seca caida na margem de um córrego (é seca, não peguem verde que está em extinção), piquei e no fundo do vaso completei 1/3 com cacos de telhas.

Outro cultivo é no tronco de maior diâmetro da mesma samambaia-açu, eu cortei (uns 10cm de altura) encaixei num prato de plástico (com pequenos furos para não acumular água) e plantei a B. perrinii utilizando grampos de arame.

Outro cultivo meu é numa casca de peroba, também está gostando muito.

Local bem iluminado, uma destas estava praticamente exposta a sol pleno, porém só no período de inverno, é que a pinha perde totalmente as folhas neste período.

Regar todos os dias, desde que o substrato for muito bem drenado.

Um detalhe que diferencia: não plante a B. perrinii dentro do vaso utilizando o pó de xaxim ou fibra de coco, se tiver um vaso de xaxim velho que não o utilize mais, ou se tiver em estoque fixe-a na lateral do vaso, ou em cascas de peroba com esfagno terá um melhor resultado.

Assim como a C. walkeriana e C. nobilior, a B. perrinii não tolera que as raízes fiquem encharcadas.

Outro detalhe: as brassavolas não possuem reserva de água para o período de inverno, necessitam de local com considerável umidade do ar. Seu habitat são as matas ciliares a meia altura entre 2 e 4 metros".



Em resumo, a Brassavola precisa ser bastante regada no período de crescimento e uma moderada rega durante o inverno. Prefere substratos secos, como tronco de árvores do tipo cambará, ipê, sabiá, peroba ou mesmo em samambaiaçu. Florece na primavera, nos meses de setembro e outubro.

Agradecemos ao Edmar pelas dicas e quem sabe, daqui para frente a nossa Brassavola perrinii nos brinde com, pelo menos 1/3 da sua floração.

Texto: Vera Coelho
Outra fonte: http://edmourao.atspace.com

4 comentários:

João Fontenele disse...

Lega D. Vera, a minha floriu em um tronquinho de Sabiá, ou meu está para florir!!

João Fontenele disse...

Perdoem a falha do meu teclado, por isso voltei a postar o mesmo comentário!!

LEGAL D.VERA, A MINHA BRASSAVOLA PERRINE FLORIU EM UM TRONQUINHO DE SABIÁ,OU MELHOR, ESTÁ PARA FLORIR.... ESPERO QUE ABRAM EM NOSSA EXPOSIÇÃO!

Hehehehee........

Anônimo disse...

Eu adquiri uma brassavola perrini e tuberculata(vieram juntas) e queria saber onde planta-las, botei num tronco cortado ao meio e antes nele fiz um buraco, a mesma planta ela veio com duas hastes florais que ainda vão abrir, uma eu indentifiquei como brassavola tuberculata e a outra como perrinii, coloquei pó de coqueiro como substrato raso, e notei uma mancha rocha em uma das folhas e queria saber como cuidar dela. Obrigado pela ajuda.

Anônimo disse...

"Outro detalhe: as brassavolas não possuem reserva de água para o período de inverno, necessitam de local com considerável umidade do ar. Seu habitat são as matas ciliares a meia altura entre 2 e 4 metros". "
Essas imagem prova o contrário;
http://www.tudosobreorquideas.com.br/forum/viewtopic.php?f=14&t=6660