terça-feira, 9 de setembro de 2008

Primeira Mostra de Orquídeas em Salvador


A O.B.A.- Orquidófilos Baianos Associados foi fundada em 22 de junho de 1985,por renomados orquidófilos, como Urpia, Toscano, Rogério Matos, Sou e outros. As reuniões eram mensais, faziam exposições, sem venda, até que em 1998 as reuniões acabaram...Em junho de 2005 voltamos a nos reunir e a chama reacendeu, afirma Cristina Guerreiro Soares, presidente da associação.Com velhos e novos associados, inexperientes, mas com vontade de seguir em frente, estamos crescendo e amadurecendo com a ajuda de amigos.
Hoje a O.B.A. conta com 17 associados, que se reunem no último sábado de cada mês na UNISER, no km. 10 da Estrada do Côco, espaço cedido pela associada Cecília Régis Lins, vice- presidente e pessoa maravilhosa, onde fizemos o orquidário da O.B.A.
Temos muitos planos, estamos fazendo o nosso site, aguardando a doação de um terreno pela prefeitura de Lauro de Freitas para a construção de um Orquidário Municipal, damos aula para turmas de meio ambiente com o objetivo de ensinar a cuidar e à preservar a natureza. Ano passado a O.B.A. em conjunto com a Orchida Brasil, realizou a 1ª Exposição Nacional de Orquídeas de Salvador, evento cujo objetivo era divulgar e incentivar a preservação das orquídeas na Bahia. Seis orquidários comerciais estiveram presentes vendendo belíssimas orquídeas agradando o público que compareceu em peso.



Os associados expuseram belas espécies de sua coleção completando o sucesso da mostra. Este ano a A.B.O. realizará nos dias 19, 20 e 21 de setembro das 10h às 18h, a 1ª Mostra de Orquídeas no Palacete das Artes. O convite estampa uma belíssima Laelia sincorana, que habita a Serra do Sincorá-BA, orquídea de grande altitude. Cattleya amethystoglossa Foto e cultivo: Ilma Lima

Desde já desejamos pleno sucesso a mais um evento promovido pela O.B.A. Quem sabe um dia possamos comparecer e apreciar de perto as belíssimas orquídeas da Bahia, só para citar algumas Cattleya: amethystoglossa, aclandiae, elongata, guttata, harrisoniana, kerri, schilleriana, loddigesii,porphyroglossa, tenuis, warneri, entre outras. Encyclias: dichroma, alboxanthina, randii, osmantha..... Em relação as Laelia, a Bahia tem: alaori, bahiensis, grandis, sincorana, tenebrosa, xanthina.....E tantos outros gênero e espécies que tornam a Bahia um Estado rico em orchidaceas.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, gostaria de contatar a associação. Tenho interesse de me tornar associado.

Att;
Alonso Batista Junior
Alljr@terra.com.br

Jailce disse...

Gostaria do conatato da associação gosto de cultivar orquídea e quero ajudar a formar um orquidário público.

Jailce Andrade
ilce@globo.com