terça-feira, 2 de setembro de 2008

SUA MAJESTADE, A ORQUÍDEA!



De porte normalmente elegante, quer cultivada no hábitat ou em vasos a orquídea, é sempre um expoente de beleza e nobreza. Mesmo se apresentando desengonçada não tira o brilho dos olhos de seus inúmeros amantes.

Há séculos vem sendo cobiçada pelos colecionadores, orquidófilos e orquidólogos do Brasil e do mundo, que desejam ter em seu orquidário mais uma para deleite da alma. Já foi objeto de desejo de reis e rainhas, que pagaram fortunas para tê-la.


E por conta dessa vaidade, muitas vezes gananciosa, a natureza fica desprotegida pelos inúmeros caçadores de uma espécie rara e até mesmo perfeita.

Visitando a Serra de Uruburetama, berço da Cattleya labiata Lindl., presenciei o quanto nossos hábitats são vulneráveis à visitas indesejáveis de “orquidófilos” e de mateiros. Já não se vê populações dessa orquídea habitando com abundância, a menos que o visitante pecorra locais íngremes, de difícil acesso.





Os habitantes do município sabem que “as parasitas” descem à serra em carrocerias de caminhões encobertas por folhas e pencas de banana.
É necessário uma consciência ecológica muito grande visando uma preservação de nossas orquídeas nas matas.

Vera Coelho

Um comentário:

orquidea disse...

amo orquidia esqueco da hora quando
estou perto delas.







































amo orquideas me perco no tempo,
quando estou perto delas passo qua-se odia inteiro mexendo nelas
serà que não tem alguem que possa
me doar alguma muda.
ficaria muito grata.

meu nome è meire