quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Casca de Arroz Carbonizada


Quando o arroz é colhido e retirado o grão, a casca é jogada fora ou levada pelo vento causando sérios danos à natureza e ao meio ambiente. No entanto, este comportamento tem mudado, uma vez que estudos comprovam as propriedades da casca de arroz carbonizada no plantio de sementes, enraizamento de estacas e plantio de mudas. Altamente rica em silicio após a combustão protege as plantas contra doenças de origem fúngica, além de apresentar outras características físicas e químicas: densidade seca de 150g/l,capacidade de retenção de água de 53,9%, capacidade de troca de cátions de 5,5 meq/dl, Ph em água de 7,4, teor de sais solúveis de 0,7 g/l, 0, 7% de nitrogênio, 0,2% de fósforo e 0,32% de potássio. Segundo o Eng. Agrônomo Roberto Jun Takane,"Com a casca do arroz, o índice de doenças é 30% menor do que o registrado com a fibra do xaxim". Ao serem carbonizadas seu volume reduz em quase 50% e podem ser usadas com outros substratos, como a fibra de coco, casca de pinus, vermiculita, turfa, sfagnum, etc. Em plantas florestais, frutíferas, hortícolas e ornamentais a casca de arroz carbonizada pode ser adicionada à bagana (substrato a base da folhas da carnaubeira), terra vegetal, húmus de minhoca ou outros.Outras vantagens são: apresentam boa drenagem e ausência de plantas daninhas, nematóides e patógenos (da Costa, Mauro Corrêa, 2003).

Para carbonização das cascas de arroz, deve-se escolher um local plano, limpo, próximo à fonte de água e seguir as seguintes etapas:

Fazer fogo com lenha ou carvão no piso do local escolhido;
Pôr o cilindro carbonizador sobre o fogo e depois colocar a base de encaixe da chaminé sobre o cilindro carbonizador;
Colocar as cascas de arroz circundando o cilindro até a altura da base de encaixe da chaminé, de maneira que formem um cone de cascas de arroz;
Colocar a chaminé sobre sua base de encaixe, localizada na parte superior do cilindro carbonizador.
A partir de então, tem-se que ficar atento à saída do fogo na superfície da camada de cascas de arroz, tendo o cuidado de não deixar formar chamas. Para tanto, o operador, com o uso de uma pá, deverá retirar as cascas da base da camada (próximo ao solo) e colocá-las sobre os locais em chamas (pontos de fogo) da superfície da camada. Quando toda a camada de cascas estiver carbonizada, ou seja, escura como carvão vegetal, o operador deverá colocar mais cascas para continuar a carbonização, ou, com o uso de uma pá, afastar para o lado aquelas já carbonizadas e umedecê-las com água até certificar-se de que não há mais combustão, restando apenas as cascas de arroz carbonizadas.

Mês passado visitando um produtor de plantas ornamentais, vi fornos apropriados para a carbonização da palha de arroz e Sr. Francisco, o caseiro, nos mostrou todo o processamento. A palha é colocada sobre estes fornos e jornais são colocados em várias partes do monte de arroz e ateados fogo. A palha é mexida para ser queimada por igual, acrescentando novas porções até que se tenha toda a casca carbonizada. Jatos de água são jogados sobre a palha para apagar o fogo e fazer o resfriamento. Após a secagem, a casca é acondicionada em sacos plásticos.

FONTES: www.cultivodeflores.com.br
www.noticiasagricolas.com.br

14 comentários:

JOSE LUIZ disse...

Vera, estou aprendendo uito com seu blog do Orquidario Terra de Luz! Essa matéria e aquela da semeadura caseira são SHOW!!! Abraços!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Obrigada amigo, a recíproca também é verdadeira. O importante no meio orquidófilo é esta troca de informações.

Abraços,

JOSE LUIZ disse...

! tão boa ficou essa matéria da carbonização da casca de arroz de teu site, que na matéria sobre sabugo de milho como substrato que publiquei no meu, referenciei a casca de arroz, e não tive como, COLOQUEI NAS PALAVRAS O LINK AQUI DESSE TEU ARTIGO pro pessoal interessado vir aprender direto na fonte!!!! Obrigado grande parceira!!! Bjs!

OSVALDO disse...

Prezados Senhores
Somos uma família alucinada por orquídeas e procurando, procurando, procurando achamos o Terra da Luz.
Gostaria de saber como faço para adquirir a casca de arroz carbonizada.
Fico no aguardo
Meu e-mail é fuskelho@yahoo.com.br

Unknown disse...

depois de ler o seu blog estou muito interessado em obter casca de arroz carbonizada, ou existe algum representante no rio ou como devo proceder para conseguir.


Meu e-mail é arypaulo@ig.com.br

Anônimo disse...

ola,
me chamo Maria do Socorro e estou iniciando uma produçao de morango sem agrotoxico na regiao de Itapecerica da Serra-SP. Estou interessada em adquirir casca de arroz para usar como substrato. Gostaria de saber como faço para adquirir o produto. Favor se possivel responder pelo email itigocem@gmail.com. Preciso urgente adquirir este material.
grata

Anônimo disse...

A partir do próximo mês (fevereiro/2010) nossa empresa estará produzindo casca de arroz carbonizada (CAC) para entrega em todo o Brasil. Ainda estamos em fase de formação de preço. Quem tiver interesse mande seu e-mail para nós para cadastro e assim que começarmos a produzir informaremos todos os detalhes.
irmaos.noal@yahoo.com.br

Devanis disse...

Vera cada dia aprendo mais visitando seu blog. Foi através dele que conheci o uso de casca de arroz carbonizada, foi quando eu estava procurando como cultivar paphiopedilum. Parabens, continuarei a visitar muitas vezes o seu blog, pois tenho aprendido muito. Abraços.

Anônimo disse...

Ola, este blog é bastante educativo, muito obrigado pelos ensinamentos, preciso de um favor, preciso comprar algo en torno de 5 metros cubicos de casca de arroz carbonizado, estou em sao paulo sp voces sabem quem possa vender?

Restaurações Sacras disse...

Olá, gostaria de saber se você sabe de algum fornecedor de Casca de Arroz Carbonizada"??? Obrigada pela atenção!!

Maria Sílvia

Unknown disse...

Olá Pessoal,

Gostaria de saber onde encontro,
casca de arroz em uma boa quantidade, na capital de São Paulo, ou proximo a capital.

meu contato: oigres.araujo@gmail.com

A[]´s.

sergio disse...

Parabens pela materia!

Poderia me falar quais empresas q poderiam me fornecer casca de arroz?! Sergio_caciatore@hotmail.com

Unknown disse...

Tanta gente a poucura de casca de arroz e aque na minha cidade tem em grande quantidade, e bem proximo da minha casa uma uma saca de 50 kilos cusca 5 reais

Unknown disse...

Onde e isso porque por aqui nãosei se tem esse produto sei que muito bem mesmo