sábado, 13 de março de 2010

E lá vamos nós para Serra de Maranguape

Manhã de sábado, dia 13 de março de 2010, tudo pronto para subirmos à serra para mais um encontro orquidófilo, desta vez a convite da Guaracy. Como foi difícil a subida, estrada estreita e íngreme! Para se chegar ao topo da serra meu corsa classic 1.0 quase despenca lá de cima, foi preciso esvaziar o carro para a Juliana diblar a síndrome do pânico, que lhe acometeu. Teresinha e eu resolvemos subir o restante a pé e até que a caminhada foi proveitosa, uma vez que apreciamos a beleza das árvores, principalmente dos pés de café, jaca e cacau.




Chegamos ao sítio "Barravento", onde na entrada um cartaz dava as boas vindas aos visitantes.


Adentramos a bela e aconchegante propriedade, com muitas árvores, água corrente e uma simpática casa, onde bromélias nasciam em profusão no telhado. A anfitriã já nos aguardava ansiosa e muito receptiva.
Nem descansamos da subida e já descíamos uma escadaria de pedra para apreciarmos toda a vegetação em volta, orquídeas nas árvores, como a mimosa Dimerandra emarginata, o Epidendrum difforme e a majestosa Cattleya labiata, que de longe exalava seu perfume inigualável. O dia mal começava e se refletia em um dia perfeito!

Na realidade este passeio teve um objetivo, além de fazer parte do calendário da Associação Cearense de Orquidófilos, de congregar seus associados para encontros informais e tão proveitosos, um motivo a mais nos levou para este cenário tão propício, a chegada do Dr. Pedro Ivo Soares Braga, grande Orquidófilo de Manáus e membro correspondente da ACEO, veio à passeio com sua esposa Suely e aproveitou para divulgar seu site www.orquideasdaamazonia.com.br , diga-se de passagem, excelente e com importantes informações sobre as orquídeas daquele estado, onde os orquidófilos presentes tiveram o privilégio de assistirem a uma aula inesquecível, com direito a tirarem dúvidas.




Antes da apresentação dos trabalhos, a Juliana gritou: o almoço está na mesa. No cardápio uma torta de frango e uma bacalhoada ao leite de coco. As sobremesas estavam simplesmentes irrecusáveis, um musse de jaca e um de chocolate com amêndoas. Na merenda um café acompanhado de bolo de milho, ma-ra-vi-lho-so!

Como de praxe muitos brindes foram sorteados, entre eles,  CD´s das Orquídeas da Amazônia, camisetas da ACEO, o último livro do Dr. Darly Machado e uma bela muda de orquídea do Orquidário Santa Bárbara.
                                               
Em determinado momento a chuva caiu com vontade e todos  saudaram com uma salva de palmas a chegada do inverno, tão desejado.

O clima no final da tarde se tornava ainda mais agradável e a vontade era de permanecermos naquele lugar tão aprazível.

Mas infelizmente tínhamos que retornar, deixando para trás um dia abençoado, onde a presença do Criador se manifestava em cada cantinho da natureza.

Antes de encerrar este artigo, gostaríamos de agradecer a Deus pelo dom da vida, a Guaracy pelo convite, ao Dr. Pedro Ivo por nos honrar com sua presença, aos orquidófilos por comparecerem em peso e a ACEO por existir.
Como não poderia deixar de ser, fizemos a foto oficial, com quase todos os orquidófilos presentes, faltando somente a Maria Lúcia, que saiu mais cedo por ter outros compromissos.
Da esquerda para direita: Guaracy, Neire, Kalina, Vanessa, Rogério, Teresinha, Juliana, Teresa Neuma, Vera Coelho, Italo Gurgel, Pedro Ivo e Suely.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vera, você arrasa quando escreve. A emoção jorra dos seus dedos... Subi e desci ladeiras, comi bacalhoada e torta de frnago e cheguei até a sentir o perfume das labiatas na Serra de Maranguape...
Parabéns minha linda!
wilma wanda

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Minha querida Wilma Wanda,
Um dia vou fazê-la subir à serra, apreciar toda a natureza em volta, sentir o perfume das labiatas e do cheiro do mato, quando a chuvinha bate.
Obrigada pelo comentário.
Grande abraço,
Vera

Tiellet Borges, NN disse...

Boa noite, Vera!
Recem chegado ao teu Blogsfera, como que os acompanhei nestas andanças pela serra de Maranguape.
Admirar e amar as orqúideas é lugar comum em nossas vivências, mas acabo de descobrir uma paixão tua, cuja beleza e excentridade desconhecia.
Caríssima, que beleza o Adenium.
Sabes, sou de Porto Alegre/RS, será que a planta sobreviveria no nosso inverno?
Se puderes me informar a respeito fico muito grato.
Parabéns pela tua iniciativa, nova para mim, blogueiro dos primeiros passos.
Abs.
Nedi Nelson

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Boa noite Nedi Nelson,
Obrigada por visitar meu blog, não tão fera como meus amigos. rsrsrsrs
Cada visitante se encanta com alguma coisa, até das coisas que escrevo. É a paixão pela natureza que flui espontaneamente entre os dedos, vindas do mais íntimo de mim.
Quanto ao Adenium, já visitou meu outro blog, o AMO ADENIUM? É uma planta belíssima, vegeta os desertos da África e se adaptou muito bem no Nordeste. Vendo mudas para todos os cantos do Brasil, inclusive para o Rio Grande do Sul. Em época de chuvas, é preciso protegê-lo das águas e geadas, recolhendo-o para uma varanda ou alpendre.
Um grande abraço,

Tiellet Borges, NN disse...

Olá!
Sim, estive rapidamente no Blogs do Adenium, e vi algumas fotos, me encantei...como tu, sou fã e procuro ser um amigo irrestrito da mãe natura...já perdi a conta de quantas árvores já plantei.
Se puderes me manda para o email abaixo, tua tabela de preços para se adquirir o adenium.
É: nedi@tsa.com.br
Com certeza vou voltar e seguir teu blog...também estou organizando o meu, uma mistura de amor pelas orquídeas (ainda só no planejamento) e pela palavra escrita (poesias/romance).
Abs.
Nedi Nelson

Anônimo disse...

Gostaria de saber de onde foi inspirado o seu nome?
Pois o meu pai se chamava Manoel Darly Bezerra e trabalhou em Maranguape.
cristhianecardoso@hotmail.com