sábado, 3 de outubro de 2009

Vem aí o 3º FestOrquídeas





O bazar realizado pela ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos, hoje, dia 03 de outubro, no pátio da Casa de José de Alencar, foi um sucesso de público, associados, orquídeas expostas, vendas de brindes variados.

Sorteio de três orquídeas rifadas: Bc. Binosa, que saiu para o Sr. Batista Demétrio, Blc. Bruno Bruno para o Sr. Thomaz Sidrim e a belíssima Cattleya labiata para Sra. Raimunda Zeneide. A todos nossos parabéns!



Juliana faz entrega de orquídea ao Sr. Thomaz e Italo a Sra. Zeneide.

Mas vem aí o 3º FestOrquídeas, a ser realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A expectativa é superar os anos anteriores com relação a orquídeas expostas. Vamos procurar mostrar as microorquídeas em maior quantidade. As Vandas prometem ser as grandes vedetes do evento. Tem lugar para os belíssimos híbridos, espécies nacionais e estrangeiras comporão o espaço. Estamos torcendo também para termos mais Catasetíneas nesta exposição, de modo que todas brilharão.




Catasetum pileatum imperiale e Catasetum barbatum.









Vanda Leopard e Cattleya brabantiae.
Para este ano estamos esperando delegações das associações orquidófilas dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, bem como amigos de outros estados da Federação.










Na programação a vinda de Delfina de Araújo que ministrará uma palestra sobre as "Orquídeas Nacionais". Na oportunidade lançará seu livro em Fortaleza, intitulado "Orquídeas Brasileiras", ao lado do esposo, Sérgio Araújo, que participa com fotos de altíssima qualidade. O site http://www.delfinadearaujo.com/ é um dos mais completos, com excelentes informações, palestras e dicas. Confesso que foi a Delfina foi minha primeira mestra, quando eu não sabia nada de orquidofilia.
Ainda na programação lançamento do livro de "Cultivo de Cactos e Suculentas" do Prof. Roberto Jun Takane, da Universidade Federal do Ceará.
Três oficinas de cultivo de orquídeas serão dadas por membros da ACEO no Atelier das Artes. A de domingo terá as crianças como público alvo. O objetivo é transmitir a futura geração uma mensagem de preservação e proteção das orquídeas no seu hábitat.
O orquidário comercial convidado é o Flores do Lago, de Patos de Minas, que estará vendendo espécies e híbridos de orquídeas.
O cobiçado troféu "Labiata de Ouro", confeccionado por Aurinete Porto com exclusividade para ACEO, será a maior premiação em orquídeas nas seguintes categorias: 1) Melhor Cattleya labiata; 2) Melhor espécie nacional; 3) Melhor espécie estrangeira; 4) Melhor espécie botânica; 5) Melhor híbrido 6) Melhor orquídea, esta escolhida pelo público, através de voto.

Até o dia da exposição faremos postagens direcionadas para o maior evento da Orquidofilia no estado do Ceará. Aguardem!
Vera Coelho - Vice Presidente da ACEO

2 comentários:

katia disse...

olá, Vera, quantas novidades!
Que maravilha de Catasetuns! Adoro o exotismo de suas flores. Tenho uma espécie, o cernum, que me presenteou este ano com duas belissimas hastes. Não preciso nem lhe dizer como estou orgulhosa de minha "menina" (rs!)
Sei que será um grande sucesso, pena que não posso estar aí, mas ficarei aguardando ansiosa as fotos da exposição.
Beijos, Katia

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Kátia,
Este Catasetum é o barbatum, é do Nereu, de Araguari. Tenho um, mas a foto não ficou uma brastemp. rsrsrs
Amiga, não vai se arrepender se vier à Fortaleza, no 3º FestOrquídeas. Estamos trabalhando muito para fazermos uma bonita festa. Se não puder vir, viajará nas minhas fotos e texto. Beijão, Vera