quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tudo são flores, sim!

Foto: Florais de Minas



É primavera e as ruas começam a pintar de amarelo ouro, do lindo Ipê. Mais fossem espalhados pela cidade. No Ceará temos muitas plantas que se adaptam a sol pleno, como o flamboyant, Cássia, Ipê de Jardim, jacarandá e tantas outras. Não esquecendo as palmeira, a nossa carnaubeira, símbolo do Ceará. A própria SEMACE ou a Secretaria de Agricultura poderiam disponibilizar mudas para serem espalhadas por toda BR-116 e BR-222 e nas CE´s. Além de plantadas é preciso fazer a manutenção, limpeza dos canteiros e regas, por meio de carros-pipas, pelo menos uma vez por semana. Quem vai à Natal dá gosto de se vê uma cidade limpa e arborizada, canteiros gramados e plantas ornamentais. Está faltando iniciativa dos nossos órgãos. Vamos lá, gente, fazer desta cidade Terra da Luz, um lugar além de bonito, florífero.







E por falar em flores, em novembro ninguém pode esquecer. Anotem em suas agendas o 3º FestOrquídeas de Fortaleza. Os que fazem a ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos trabalham prazerosamente para transformar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, num espaço com muitas orquídeas dos associados e um stand com orquídeas para serem comercializadas por um orquidário comercial, vindo de Patos de Minas. Este evento acontecerá no período de 13 a 15 de novembro, no Atelier das Artes, em frente a Praça Verde. Além das exóticas orquídeas o público poderá adquirir acessórios de jardinagem e outras plantas, como a belíssima Flor de Cera (Hoya carnosa), Rosa do Deserto (Adenium obesum), Hortências, helicônias, mini lacre, samambaias, roseiras e muitas outras.






Quem desejar participar de oficina de cultivo de orquídeas, aproveitem, serão três, uma em cada dia, sendo no domingo para as crianças. Cada dia será um instrutor que repassará seus conhecimentos, todos da associação. São todas gratuitas.




A palestra com a orquidófila Delfina de Araújo, vinda do Rio de Janeiro, a convite da associação, será uma oportunidade de se conhecer "As Orquídeas Nacionais". Outros eventos estão sendo aguardados com muita ansiedade.
Orquídeas de gêneros diversos, espécies coloridas e com perfumes os mais variados, agradáveis ou não, sem falar nas formas que se apresentam.





O FestOrquídeas já faz parte do calendário da cidade. Este ano são esperadas delegações de vários estados e visitantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sejam todos bem vindos!
Para os amantes das Cactaceas, o Prof. Roberto Jun Takane, professor da UFC, lançará seu livro "Cultivo de Cactos e Suculentas", que diga-se de passagem, está ótimo!

Afinal o FestOrquídeas é uma "Celebração de Amor à Natureza".

Nenhum comentário: