Tida como a "Rainha das Orquídeas da Amazônia Brasileira", a Cattleya eldorado exibe beleza inconfundível pelo seu colorido suave, sempre com garganta do labelo amarelo, cor de ouro. Vegeta nas florestas de campina por todo o Rio Negro, bem próximo de Manaus. Vegetais baixos de alta luminosidade e de grande umidade. Quando não, em menor proporção, em florestas de terra firme. Sua floração acontece nos meses de novembro a fevereiro, coincidindo com o verão no Brasil, onde o calor é intenso e a precipitação de chuvas é constante.
Dr. Ivo Soares Braga fala sobre algumas curiosidades sobre seu cultivo. "É uma planta que fixa gás carbônico no período noturno e cresce a pleno sol". Novas dicas são apresentadas em entrevista concedida no site da Delfina de Araújo, onde diz que "Ela se desenvolve em árvores onde a água da chuva escorre todinha. Ela gosta da raíz úmida, mas não aprecia ambientes encharcados. Prefere os locais bem iluminados".
De conformidade com a coloração apresentada no labelo, temos as seguintes variedades: puntacta, striata, orlata, velata ou coronata. Dos híbridos naturais já foram encontrados a Bc. Rubyi, resultado do cruzamento da Cattleya eldorado x Brassavola martiniana. Outro híbrido é a Cattleya brimeriana, resultado do cruzamento da Cattleya eldorado com Cattleya violacea. Já foram encontrados na natureza as variedades: Alba - sépalas, pétalas e labelo totalmente brancos e aparecendo o amarelo na garganta do labelo. Já a C. eldorado var. semialba - com pétalas e sépalas brancas e labelo colorido.
No site http://www.fbpro.com.br/ novas variedades são citadas:
C. eldorado var. concolor - com pétalas, sépalas e labelo de uma mesma cor, sempre aparecendo o amarelo na labelo.
C. eldorado var. tipo - com pétalas e labelo não brancos e mancha bem colorida no labelo. Tipo é a coloração standard na maioria das flores.
C. eldorado var. flamea - com pétala rosa pink, destacando coloração mais escura no ápice das pétalas e na saia do labelo.
C. eldorado var. venosa - coloração da planta tipo standard aparecendo nas sépalas e pétalas veias coloridas coloração mais intensa.
C. eldorado var. radiata - coloração do tipo standard, com coloração branca ao longo do central da pétala.
C. eldorado "fantasia" x "fantasia Rafaela"
C. eldorado "Fantasia"
2 comentários:
Como todas as suas "irmãs" as flores são maravilhosas!
Ela é de díficil cultivo para o clima aqui do Rio?
Gostaria de aproveitar e desejar a você Vera e sua família um Novo Ano repleto de realizações, saúde e paz!
Bjs, Katia
Kátia,
Também pensei que a C. eldorado fosse uma dessas enjoadinhas no cultivo. As únicas coisas que necessitam é muita luminosidade e umidade. Regar de modo que a água escorra.
UM FELIZ 2009 PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
Agradeço pelas inúmeras visitas a este blog e principalmente pela sua contribuição.
Abraços,
Vera Coelho
Postar um comentário