segunda-feira, 1 de novembro de 2010

4º FestOrquídeas de Fortaleza - Progamação

A Cattleya labiata é uma orquídea típica da região nordestina, considera a "rainha do Nordeste". Estará presente no 4º FestOrquídeas de Fortaleza, que terá início dia 12 de novembro se extendendo até o dia 14 do mesmo mês, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mais precisamente no Atelier das Artes, em frente a praça verde.

Este ano a Associação Cearense de Orquidófilos vai conceder um prêmio a esta orquídea. Os juízes que entenderem ser "aquela" a mais bonita, receberá um belíssimo troféu confeccionado pela artista plástica Aurinete Porto. Ele é todo em ferro, com detalhes em tela no labelo, peça muito bonita e cobiçada por todos que expõem suas orquídeas. A artista há três anos estudou com dedicação nossa orquídea até chegar nesta obra prima, intitulada "Labiata de Ouro".

Outros grupos serão premiaos: A "Melhor Espécie Nacional", a "Melhor Espécie Estrangeira", o "Melhor Híbrido", a "Melhor Espécie Botânica".

O público terá a oportunidade de escolher através de voto, a orquídea mais bonita da exposição, que receberá o Prêmio Gerardo Carvalho.

Durante a exposição serão realizadas as seguintes oficinas:
  • 13/11 às 09:00h - "Acessórios de arame para pendurar vasos" - Francisco Furtado Filho (SOBH)
  • 13/11 às 10:00h - "Cultivo de Orquídeas" - Marco Aurélio Duarte (ACEO)
  • 13/11 às 17:00h - "Cultivo de Orquídeas" - Gerson Paiva (CPO-RN)
  • 14/11 às 09:00h - "Tutoramento de Orquídeas" - Aroldo Correa (Patos de Minas-MG)
  • 14/11 às 10:00h - "Cultivo de Orquídeas" - Juliana Coelho (ACEO)
  • 14/11 às 17:00h - "Cultivo de Orquídeas" - Waldir Leite (ACEO)
    Aroldo ensinará a tutorar uma orquídea.
    Francisco Furtado Filho ensinará a confeccionar arame para suspender sua orquídea.
Prof. Jun Takane, professor do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará estará lançando dia 12/11, às 17:00h seu livro "Cultivo Moderno de Orquídeas: Cattleya e seus híbrdos". Aqueles que desejarem adquirir seu livro poderei reservar e despachar para sua cidade. Contato: veracoelhov@gmail.com

O 4º FestOrquídeas está prometendo muitas emoções nos encontros para os orquidófilos que vem de outos estados e para os inúmeros visitantes. Vamos caprichar no pódium, no paisagismo e na receptividade.
O momento mais esperado será sem dúvida a visita dos idosos do Lar Torres de Melo, que poderão vê de perto toda a exuberância de uma orquídea. Em cada oficina que fizermos estaremos arrecadando leites e massas para mingaus e no domingo repassaremos a um representante daquela instituição. Participe!

3 comentários:

J.F. disse...

Vera, querida.
Que saudades de estar aí, com vocês, nessa festa maravilhosa. Saudades de 2007. Com certeza, será uma festa linda, pois, o que se sabe, é que melhora a cada ano. SU-CE-SSOOOOOO!
Abração meu e da Nina para você, para a Ju, para o Italo, para todo o pessoal da ACEO.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Olá meu amigo querido! O 4º FestOrquídea não será o mesmo sem você e Nina. A gente procura sempre melhorar e aprender um pouco mais. Obrigada pelos votos de sucesso, darei o abraço a todos que fazem a ACEO. Abração

Christtianno Rollemberg disse...

Vera,
gostaria de saber o preço desse livro. Pois vou querer fazer uma reserva. Como vou procedo? Vcs estão de parabëns pelo Festival. Muito Sucesso! abraços