segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O que foi a XXXI Mostra de Orquídeas de Pernambuco

Cyrtopodium gigas
Recife estava com uma temperatura ambiente agradável, em torno de 26ºC, no entanto no ambiente da exposição parecia bem mais quente por conta dos encontros e reencontros com os amigos de lá e dos que percorreram tantos quilômetros para apreciar uma bela mostra de orquídeas.

Eram muitas as orquídeas entouceradas, dignas de um ouro, um primeiríssimo lugar. De cara duas me encantaram e eu, que não dou para juíza, mas tenho o bom gosto apurado, apaixonei-me por este Cyrtopodium gigas que brilhava feito ouro no garimpo.  Magnífico!


Dendrobium lineali

Outra planta que me chamou atenção foi um Dendrobium lineali, gigante, lindo,  excelente cultivo. Mas as belezas não ficaram por aí, a primeiríssima colocada foi uma Cattleya mossiae, semi alba, do tipo redondinha, com quatro flores.

Muitas variedades de espécie, as quais mostramos abaixo do nosso texto para que todos aprecie e viagem pela exposição.

A palestra com o Prof. Olinto foi muito didática e por isso mesmo aplaudida. Falou sobre várias doenças em orquídeas, mostrando com fotos como ela se manifesta e quais as providências a serem tomadas. A sala estava totalmente lotada, muitos assistiram em pé ou através das janelas.


O ciclo de palestras durante a exposição ficou a cargo do Christiano, jovem associado da ASSOPE e de grande peso na associação. Uma feliz iniciativa em convidar este e outros palestrantes.


Christiano













Tive a felicidade de rever o grande homenageado da exposição, o Dr. Carlos Eduardo, um dos fundadores da ASSOPE.
Aos poucos fui encontrando os amigos de João Pessoa, Natal e Aracaju. Aliás, de Aracaju veio a Christiane Faro, quem tive o prazer de conhecê-la, pessoa simpática, inteligente e muito dinâmica. A Chris é secretária da AOSE.

George Prado, Vera e Christiane

Outra pessoa que me deu alegria em conhecê-lo foi George Prado, com quem conversei muito. George era meu cliente de Adenium, depois desta exposição posso considerá-lo também meu amigo. George é dessas pessoas que esbanja simpatia por todos os poros, não tem porque não gostar. Olha meus dois novos amigos: George e Christiane.

Uma pessoa linda da comunidade de cactos a B&B, a Graziela, me deu uma alegria sem tamanho indo me conhecer. Foram apenas alguns minutinhos para sentir o quanto ela é linda por dentro e por fora. Depois desta foto prometi a ela algumas sementes de Adenium para serem distribuídas com os membros da gostosa comunidade. Não dá para ficar de fora dela, com a simpatia de todos, a gente vai participando quando pode.


Vera e Graziela




´




Na foto Dr. Manoel Ximenes, Karime, Odilon Cunha e Antonio. Finalmente conheci o Odilon, grande orquidófilo e que possui orquidário em Gravatá, possuidor de belíssimas Cattleya labiata.






Ovídio, Prof. Olinto, Vera e Gelsa
Na hora do almoço uma rodinha se fez para batemos um papo sobre as doenças em orquídeas, tema da palestra do Prof. Olinto L. Pereira. Foto encaminhada pelo meu amigo Edson Linhares, que esteve presente com sua esposa Eliana. Foi ótimo reencontrá-los, meus amigos!


Os amigos de João Pessoa depois de boas compras no orquidário Flores do Lago, se sentam para bater um papo.
Lindon, presidente da ASSOPE e alguns  membros da associação respiram felizes com o sucesso da exposição.





Muita gente circulou nos três dias do evento. O Orquidário Flores do Lago, na pessoa do Aroldo Correia ria atoa pelas vendas realizadas. Tanto que no domingo não tinha quase mais nada. Olha só a cara o Aroldo!

Aroldo Correia

No sábado depois da palestra do Prof. Olinto, por volta das 13:30h, deu-se início mais uma reunião com os representantes do Nordeste para tratar da I BIENAL DE ORQUÍDEAS DO NORDESTE a ser realizada em outubro de 2011, em Recife. Estavam presentes: Lindon Barros e Manoel Ximenes (ASSOPE), Gelsa (SORN), Selene e Gerson (CPO), Conceição e Ovídio (APO), Vera Coelho (ACEO) e Christiane Faro (AOSE).
Lindon leu o que já foi decidido nas reuniões anteriores e discutimos outros pontos. No final foi sorteada entre as associações presentes a sede da II Bienal, que deverá ser realizada em 2013, caindo para João Pessoa. No final dos trabalhos, uma foto oficial.


Conceição, Lindon, Gelsa, Christiane, Vera, Gerson, Selene, Ovídio e Ximenes.



Mostraremos agora algumas das muitas orquídeas da exposição:

Dendrobium anosmum

Anguloa rockeri
 

A cortina de Dendrobium anosmum estava exuberante, com muitas flores alba e duas cores da lilás, impressionava os visitantes ao mesmo tempo que dava as boas vindas.

Quero registrar meu agradecimento a todos que me receberam com tanto carinho, inclusive o saboroso almoço servido para os convidados, feito com muito capricho pela Rosa.

A ASSOPE está de parabéns!

9 comentários:

Chris Loeser Faro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chris Loeser Faro disse...

Vera, foi muito bom conhecer vc pessoalmente, realmente vc é a pessoa maravilhosa que todos que a conhecem, falam. Obrigada pelos conselhos, dicas e pelos elogios. As fotos ficaram ótimas.

Unknown disse...

Vera, é nessas horas de realização da orquidofilia, da divulgação da arte de cultivar que sinto saudade do movimento orquidófilo.
Belas plantas, belas fotos... registros primorosos.
Parabens aos promotores e que a Bienal seja um sucesso.
Cecilia

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Olá Chris, como foi bom conhecê-la. Obrigada pelo "maravilhosa", que exagero. Como todos, tenho os meus defeitos.
E vamos fazer a primeira exposição de Aracaju. Darei a maior força e suporte. Contem comigo. Abs,

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Ciça querida, senti sua falta em Recife. Você é uma pessoa muito importante no meio orquidófilo. Já sei, com o nascimento da Vivi não tem mais tempo para nada. O 4º FestOrquídeas vem aí, seu lugar está reservado. Bjs

Graziela Marroquim disse...

Verá, vc é um amor de pessoa, me senti privilegiada em conhece-la e gostaria de ter tido mais tempo para conversarmos. E muito obrigada por prestigiar nosso encontro postando nossa foto juntas. É um prazer te ter como amiga e admiro muito seu amoroso trabalho com as orquídeas e adenium. Teremos outras oportunidades de nos encontrar. Um grande beijo, sucesso sempre na tua vida e muitas flores lindas a tua volta sempre. Deus continue te iluminando.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Grazi querida, foi bom demais conhecê-la, queria ter tido mais tempo para aprender com você tudo sobre cactos e suculenatas. Procurarei participar mais da comunidade B&B para me aprimorar.
Um dia retornarei com mais tempo. Beijos no seu coração de ouro.

Alice disse...

Oi, Vera! Acabei de ver o seu blog: que flores lindas!
Que gostoso poder criar coisas tão
formosas ! Adorei !
Estou muito contente, as sementes de adenium germinaram; estão fortinhas, mas quero adquirir as suas.
Grata pelas suas orientações .

Bjos enormes

A - L disse...

Nossa! essa Anguloa ruckeri eu não conhecia, bem legal e diferente... Parabéns pelo blog, gostei!!!