terça-feira, 26 de outubro de 2010

Laelia purpurata anellata `D. Norma´

Laelia purpurata anellata ‘D. Norma’


A variedade anellata é relativamente rara e poucos clones são conhecidos. O mais famoso é o ‘Adams’ ou ‘Adams 1’. Todas  que conheço foram encontradas na natureza e não sei se existe alguém fazendo melhoramentos por cruza dentro dessa variedade. Isso seria uma coisa muito interessante de se ver.

 ‘D. Norma’ é uma referência à D. Norma Dreher, orquidófila do Rio Grande do Sul e esposa de um grande orquidófilo de lá, Sr. Walter Dreher, cuja coleção nos anos 40 e 50 chegou a ser uma das mais importantes do país. Uma vez que ambos eram orquidófilos, a D. Norma continuou mantendo a coleção, mesmo após a morte do marido.

 Mando abaixo duas fotos, sendo a primeira uma foto tirada em 1961 onde se vê na cabeceira da mesa, o Sr. Walter Dreher na varanda da sua bela casa com convidados e se pode ver a sua magnífica estufa ao fundo. Na segunda foto, tirada em 1966, vemos a D. Norma Dreher à direita (ainda de luto pela morte do marido) em meio as suas lindas purpuratas na companhia do Dr. Luys de Mendonça e esposa, editor da revista Orquídea.

Carlos G. Keller
Orquidófilo e Paisagista do Rio de Janeiro.



 <쁤˘>

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou leiloeiro no RS e na semana que vem realizo o leilão do espólio de Norma Dreher e Herta Treptow.
Norma faleceu há muitos anos e sua irmã há 1 mês com 103 anos.
Foram grandes orquidófilas.
Existem umas 1000 orquídeas e bromélias. Interessa?
Não entendo nada disso.
Creio que temos algumas fotos postadas no último dia do leilão no site:
http://www.agenciadeleiloes.com.br
Abraço,
Daniel Chaieb