quinta-feira, 29 de julho de 2010

Entendendo uma Exposição de Orquídeas

A presente postagem é uma colaboração do Orquidário Maricaense, na pessoa de Rodrigo Aragão, que cedeu o texto e as fotos.

Aprendi com o saudoso Hanz Frank* ex. Presidente e membro ativo da OrquidaRio, que toda exposição de orquídeas é composta por TRÊS elementos FUNDAMENTAIS, sem os quais se torna completamente insustentável.

1- O Orquidófilo: é ele.. o amante, o colecionador, o esmerado cultivador que tem o trabalho, o custo, o prazer e o zelo de cultivar suas orquídeas sempre buscando o aperfeiçoamento do seu cultivo e a obtenção do melhor "rendimento" possível de suas plantas que se dispõe a "montar" uma exposição e compartilhar com os demais as suas plantas e as suas técnicas de cultivo, exibindo parte de sua coleção, o que torna possível reunir em um mesmo ambiente dezenas e as vezes centenas de belíssimas e variadas formas e coloridos simultâneamente.

2- O Visitante: é para ele que é montada a exposição. Toda Associação Orquidófila e seus respectivos "orquidófilos expositores" tem sempre como objetivo primário a divulgação de suas atividades, das técnicas de cultivo, da conscientização socio ambiental utilizando as orquídeas como "hotspot",etc... e é para o grande público (leigo ou não no assunto) que são montadas as exposições... é para ele que tanto se trabalha e que tanto se deseja ver enchendo nossos salões e estimulado a se lançar neste verdadeiro mundo de encantamentos, prazeres, aprendizados e emanciapação da percepção.

3- O Orquidário Comercial: os Orquidários Comerciais, como o Orquidário Maricaense, contribuem de duas formas em uma exposição de Orquídeas. São eles os responsáveis pelo suporte operacional e financeiro a uma exposição e eventualmente das respectivas associações orquidófilas
Stand de vendas do Orquidário Maricaense

Ao entrar em uma exposição, o visitante (leigo ou não) se depara com tamanha beleza e encantamento que imediatamente deseja levar, mesmo que um pouco, do "BELO" para sua convivência... conhecedor ou não do fascinante mundo das Orquídeas e suas particularidades ele deseja adquirir, dar o primeiro passo.

Sem a possibilidade da aquisição, certamente o candidato a orquidófilo(O visitante), embora estimulado, não daria prosseguimento ao seu intento.


É esta parceria - Associação Orquidófila / Orquidário comercial - que permite que o visitante adquira parte do que é apresentado e ao mesmo tempo "custeia" as despesas envolvidas com a exposição e com a manutenção da associação orquidófila ao converter uma parte do montante das vendas para estes fins.

Por estes e muitos outros motivos que esta relação: Orquidário Comercial, Associações/Orquidófilos e grande público precisa ser bem estudada e estimulada. E por estarem intimamente ligados, precisa haver não só cuidado, mas ética e transparência nestas conexões.


Se as associações possuem carências e aspirações operacionais ou financeiras, não podem esquecer, entretanto, a principal motivação de uma exposição(que não é financeiro). E por este motivo precisam se preocupar e avaliar constantemente se estes objetivos estão sendo atingidos ou não.
 
Comprar o Pacote Completo
O Visitante, muitas vezes não sabe que todo este trabalho (o das associações e seus respectivos orquidófilos) é um trabalho essencial e basicamente voluntário. E muitas vezes se dirige aos organizadores sem o cuidado necessário que se deve ter com alguem que tanto trabalha e se dedica unica e exclusivamente para proporcionar prazer e momentos de encantamento ao visitante sem qualquer tipo de recompensa financeira.


Não é o fato do trabalho ser ou não voluntário que deve limitar ou parametrizar o nível de educação e cortesia nesta relação, mas sabemos que alguns (felizmente poucos) ao se perceberem "clientes" perdem seus limites e o bom senso.

Os Orquidários Comerciais, por sua vez, devem compreender e assumir a sua responsabilidade frente as Associações e ao público visitante de uma exposição. Isso é possível, assumindo o compromisso constante de disponibilizar em seus stands material de alta qualidade a preços justos.

Acesse nossa Loja Virtual agora mesmo!!!


http://www.orquideasecia.com.br/
 
 
 
 
 
 
 
 
É de responsabilidade dos Orquidários Comerciais ainda, a seleção do material adequado a ser comercializado em cada exposição, observado as particularidades da região, devendo sempre evitar - a qualquer custo - a comercialização de plantas que não se adaptarão as condições de cultivo encontradas nestes locais, o que certamente afetaria o bom cultivo e a motivação de novos cultivadores. (As associações devem fiscalizar esta prática!)
Todas as instruções de cultivo e o suporte/auxilio ao novo orquidófilo devem ser dados por ambas as estruturas (os Orquidários Comerciais e as Associações), antes, durante e depois das exposições.


Deixamos como sugestão que todas as associações organizem e agendem - sempre que possível - cursos e workshops durante as exposições a fim de cobrir os passos essenciais ao cultivo regular. Se não for possível durante a exposição, sugerimos que a associação orquidófila aproveite a oportunidade da mesma e tenha disponível fichas de inscrição para um bom curso a ser ministrado aos interessados em data oportuna.

Lembrem-se:

Todos nós começamos um dia.

O que nos motiva a uma empreitada como esta?

"Somos responsáveis pelo o que Cativamos"

Uma exposição de Orquídeas talvez seja a melhor oportunidade para a captação de novos associados.

Ao concretizar uma venda, você cria um laço de responsabilidade com o seu cliente.

Orquidário Maricaense

http://www.orquidariomaricaense.com/

Nenhum comentário: