sábado, 24 de abril de 2010

De volta a São Gonçalo do Amarante

Quando estivemos no Orquidário de São Gonçalo do Amarante, no dia 19 de março deste ano, sentimos que tínhamos uma missão a cumprir, trocar substrato, substituir vasos, melhorar todo o aspecto daquilo que era para ser um lugar impecável, visitado e admirado por todos. Voltamos lá hoje. Éramos 19 orquidófilos associados da ACEO e outros colaboradores que arregaçaram as mangas para deixar tudo nos trinques.
Saímos às 7 horas de casa para nos encontramos na Av. Bezerra de Menezes, no local combinado. Ali mesmo sentimos o clima de animação e despreendimento para o trabalho. Cada um chegava com algo para doar, como substratos, vasos, tutores, etiquetas e houve quem não esquecesse um lanchinho, como um suco, biscoito, rosquinha e a abençoada água.

Chegando lá nos apresentamos ao Sr. Ivan, administrador do Jardim Botânico. Todos reunidos, as tarefas foram distribuidas. A primeira coisa a fazer foi retirar todas as orquídeas dos vasos, porque muitas estavam com substratos deteriorados, outros com formigas e até mesmo cupim. Desenvasadas, as orquídeas foram ganhando novo substrato, etiquetadas uma a uma e colocadas nos devidos lugares. Mão de obra e disposição não faltaram. Os novatos da Associação Cearense de Orquidófilos tomara aquela atividade como uma verdadeira aula prática. "Agora sei como plantar uma orquídea", disse Tiziane, sorrindo e feliz da vida. Ericleide garante que aprendeu fixar uma orquídea em árvore, que ao lado de Yan, criança de 9 anos e Elza, sua avó, deixaram bonito o centro do orquidário.

Michele e Neire prepararam o substrato, ao mesmo tempo que replantavam em vasos de cerâmica ou plástico. Tarefa árdua, mas feita com muito carinho.
Juliana identificou todas as orquídeas, escrevendo em cada etiqueta e todos ajudaram em prendê-la nos vasos respectivos.
Enquanto Nilson limpava os vasos para serem reutilizados, Neto, Ana Paula e Vera Sousa limpavam cada bancada. A Vera, dona Raimunda e a Francisca Moreira tiraram algumas poucas cochonilhas com umas escovas de dente, levadas pelo Emanuel.
Maria Lúcia chegava para reforçar o mutirão, ela e seus netos tão lindos. E quem disse que criança não ajuda?
Italo, Juliana, Ana Paula não paravam de ajudar, carregavam baldes e vasos. Enquanto eu dava uma paradinha para tirar uma foto ao lado da Ericleide, Teresinha Gomes e Guaracy arrumavam os vasos nas bancadas. Foi tudo feito de forma natural, sem pressa e muito menos sem pressão. Deixamos tudo muito limpo. Folhas doentes, secas, substratos velhos, em resumo, o lixo foi todo retirado e jogado bem longe dalí.

No final, a foto oficial, com todos os colaboradores, nobres orquidófilos que de forma voluntária contribuiram para preservação e conservação de muitas espécies de orquídeas. Temos certeza, que da próxima visita veremos muitas orquídeas floridas. Mesmo maltratadas, encontramos: Cattleya forbesii, Epidendrum ciliare, Vanda, Cattleya labiata, Epidendrum e Dendrobium phalaenopsis floridos.
E quem disse que nosso passeio terminava aí? Partimos para o restaurante "Fazendinha", onde um suculento almoço nos aguardava. Predominou a comida regional: galinha à cabidela, capote ao molho, baião de dois, pirão, torresmos e muita bebida, afinal estavamos com muita sede. Olha só como ficou a mesa da ACEO no restaurante!O Italo levou uma Blc. do Orquidário da ACEO para ser sorteada entre os presentes e o felizardo foi o Emanuel Pires. Vai ter sorte assim na Cochinchina! Coloquei em sorteio, um Adenium obesum, para ser entregue na próxima reunião, e a sortuda foi a Juliana que "abriu mão" por conviver entre eles. O sortudo foi o Italo Gurgel, que está se tornando um colecionador da "Rosa do Deserto".
A terceira etapa do nosso programa terminou na casa da Teresinha Gomes, no Garrote, onde pudemos conhecer seu orquidário, saborear diversos sorvetes, bolos e doce. Olha só a festa que todos fizeram ao vê tanta coisa gostosa! As fotos não mentem! rsrsrs

A touceira de Arundina bambusifolia dava as boas vindas aos visitantes.
A sobremesa está servida!
A fotógrafa bem que tentou fotografar tudo que estava na mesa, mas só encontrou muitas mãos. Também, com tanta coisa gostosa, só podia dá disso! Fiquei sem meu sorvete preferido, mas saboreei um de creme. Ai ai ai !
Para encerrar a programação feita com esmêro pela direção da ACEO, um bingo de uma Encyclia longifolia, doada pelo Orquidário Terra da Luz. E que ganhou a orquídea foi justamente eu, a doadora da planta, com a pedra 26 chamada pelo Emanuel. Claro que abri mão e coloquei novamente no bingo, só que na condição de vendermos mais algumas cartelas. Alguns associados tiveram que sair por terem outros compromissos, para sorte dos que ficaram. Finalmente duas pessoas bateram: Maria Lúcia e Michele. Como nenhuma tinha esta orquídea optaram por dividí-la, retratando o espírito pregado pela associação, de colaboração e fraternidade. Foi um dia para ficar na história dos que fazem a orquidofilia no Ceará.
Na foto: Michele, Maria Lúcia e seus encantadores netos.

Um comentário:

LIGHT disse...

Agradeço a ACEO pela grande oportunidade de participar do grande
evento de REVITALIZAÇÃO do orquidário
de São Gonçalo do Amarante, foi fantástico, dar essa ajuda para o nosso PLANETA. Obrigada e muitos beijinhos para todos