segunda-feira, 29 de junho de 2009

RIO CLARO, ORQUÍDEAS E MUITOS AMIGOS

Aconteceu nos dias 19 a 21 de junho de 2009, na cidade de Rio Claro-SP, a maior exposição de orquídeas realizada no Brasil, por reunir o maior número de associações orquidófilas de diversos estados e municípios de SP e por concentrar orquidófilos vindos de lugares bem distantes, inclusive de outros países.
Cheguei em Campinas no dia 18 e na companhia do amigo Italo Silvestrin e Ivone, conhecemos o Shopping Dom Pedro, o maior em espaço físico. Depois fomos para CEASA, porque eu queria comprar alguns acessórios para orquídeas.
Foi um passeio maravilhoso, muitas plantas diferentes, cactos de todos os tamanhos e orquídeas não faltaram.

Meus amigos JF e Nina foram nos encontrar e já seguimos para Itatiba, onde fica a chácara dos meus amigos especiais. Chácara é o modo de dizer, mas aquilo ali é um paraíso. É um lugar onde a mata atlântica ainda conserva muita vegetação e várias espécies de animais, inclusive três tipos de macacos, esquilos, saguis, etc. A beleza do lugar é marcada por orquídeas, azaléias, pinheiros, palmeiras e muita água que corre dentro da chácara. Revoadas de piriquitos e jandaías sobrevoam como se estivessem dando bom dia!
Na sexta-feira, dia 19 voltamos a Viracopos para receber o Damião, velho amigo e proprietário da maior lista de discussão de orquídeas do Yahoo, que este ano completou 10 anos de existência. De lá fomos para cidade das orquídeas, Rio Claro, para abertura da 65ª Exposição de Orquídeas, no Colégio Claretiano. Aos poucos fui encontrando os amigos e conhecendo outros.
Quando foi declarada aberta a exposição fomos todos para o ginásio coberto, uma área que reune centenas de orquídeas das mais diversas formas, cores e perfume. Uma overdose de orquídeas! Impossível fotografar todas, mesmo porque os encontros e reencontros com os amigos acaba sendo a maior desculpa.


O pódium estava belíssimo, um trabalho de paisagismo de excelente qualidade. Parabéns a toda a equipe que trabalhou para que esta fosse uma das brilhantes exposições. A medida que íamos encontrando os amigos, já avisávamos que nos reuniríamos na pizzaria, onde sempre é regada a muita massa e um bom papo. No sábado chegamos cedo para umas fotos e organizar um grupo para dar entrevista à revista Como Cultivar Orquídeas, sob a minha coordenação.
O almoço foi na tradicional churrascaria próxima da exposição, já conhecida por todos. Nela pudemos reunir o máximo de amigos, numa bela confraternização. Por toda à tarde visitamos orquidários da cidade, nem sempre dá para visitar todos. Aproveitei para comprar muitas orquídeas para o Orquidário Terra da Luz e para trazer para os orquidófilos de Fortaleza. Como não podia deixar de ser, fomos para o Orquidário da família Wenzel, ali acontece uma exposição paralela, com diversos orquidários vendendo orquídeas e acessórios.

Coincide com o aniversário do Sr. Evaldo Wenzel, um dos mais antigos da cidade. À noite ficamos no restaurante Bella Dona, muito bom e mais amigos reunidos. A animação sempre presente na turma.

Este ano veio um grupo da Bolívia e da Argentina. No domingo, passamos na exposição para encontrar e comprar alguma orquídea que não encontramos nos primeiros dias. Depois do almoço, ainda passamos no orquidário Wenzel e pegamos a estrada de volta à Itatiba.






















O gostinho de saudade ficou em todos que tiveram a felicidade de ir a este evento, que, sem dúvida alguma, é a exposição que todos deveriam ir pelo menos uma vez. Para mim, esta é imperdível! Fui pela quinta vez, e já deixei reservado para o próximo ano.










Sei que vocês vão me perguntar como se inscrever nesta lista que consegue reunir tantos amigos, de tantos lugares. Pois bem, basta enviar uma mensagem para orquideas-subscribe@yahoogrupos.com.br Depois de inscrito você pode navegar pelo site, que contem muitos arquivos e excelentes informações: http://br.groups.yahoo.com/group/orquideas
Seja bem vindo! Quem sabe nos encontremos no próximo ano em Rio Claro.

41 comentários:

Unknown disse...

Ai eu ainda não fui ...mas quem sabe na próxima .
Tenho muiiita vontade mesmo , morro de inveja do povo todo ano.
Bela descrição de tudo Vera , e ver as fotos é muito bom,pena que ficam pequeninas ,e alguns amigos pouco se vê .
Bjs.
Sonalli

J.F. disse...

Vera, amiga querida. Já estamos todos com saudades de você.
Lindas fotos e lindo texto. Só peço para você fazer uma pequena edição no seu texto para corrigir o endereço de entrada na lista Orquídeas-Mundo Orquidófilo.
O endereço correto é
orquideas-subscribe@yahoogrupos.com.br
Da forma indicada, quem quiser se inscrever não conseguirá.
Abração,
JF

katia disse...

oi, Vera:
Como estive impossibilitada de visitar a exposição, foi uma ótima surpresa! Adorei as fotos e o texto!

Abraços, Katia

Unknown disse...

Querida amiga-irmã
Para nós também foram dias maravilhosos, em Rio Claro, principalmente porque foram completados com sua presença aqui em casa mais quatro dias (tão curtos!!!)após a exposição.
As saudades são imensas.
Beijos
Nina

Anônimo disse...

Ainda não tive a oportunidade de ir nessa exposição, mas com certeza ir lá é um dos meus objetivos orquidófilos.
Lindas fotos.... é sempre bom ver como a orquídea consegue agregar as pessoas, reforçar laços de amizade, e ainda muita beleza....

Glênio
Sete Lagoas/MG

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Sonalli, tentei descrever de maneira clara e precisa esta viagem. Se você puder, não deixe de ir na próxima, você já é muito querida e conhecida de todos nós. Sua presença será motivo de um brinde! Beijos no seu coração!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

JF meu amigo querido, também a saudade é imensa! Só não gostei de uma coisa: voltei mais gordinha por conta da comida e das geléias e doce da Nina. Agora vou entrar na alface para vestir as roupas de antes.
Fiz a devida correção, agora vamos atingir a marca dos 3000 associados. kkkkkkkkk Beijão,

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Kátia querida, só faltava mesmo você para completar a festa. Espero que tenha viajado no texto que preparei com muito carinho para todos os amigos e leitores deste blog. Bjs, Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Nina querida amiga e irmã, você não imagina a saudade que fiquei daí. Amei ficar alguns dias em companhia dos meus amigos, viajar nas estradas de SP é também maravilhoso. Não esqueça de abraça a Cilda, que hoje deve está seguindo viagem para SC. Beijos no seu coração! Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Glênio, se programe para ir no próximo ano. Como falei, esta exposição é imperdível pela quantidade de orquídeas expostas e os encontros de amigos.
Encontrei muitos amigos de MG, são todos muito queridos. Abs, Vera Coelho

Unknown disse...

Ai amiga...que tÔ aqui bebendo embevecida,de todas as suas palavras e matando saudades dos amigos atravésa das suas fotos...e tão pertinho que eu tava enum tí vi....então me pergunto:Ô Pai,quando é que serei dona do meu tempo?...beijos emocionados!!!!
Divânia

Unknown disse...

UIAAA LINDO TA SEU BLOG,,,
RSS EU E A MINHA AMIGA MATILDE ESTIVEMOS LA NO SABADO
EEEE CONHECEMOS O SERGIO AMORETTI
AS FOTOS TAO BOAS ,,,MAS
CADE A MINHA FOTO COM A MINHA AMIGA??HUM SO NUM GOSTEI DESSE PARTE,,JA QUI SAÕ FOTOS DE AMIGOS DA LISTA!!! OU E SO FOTOS DE AMIGOS QUI VC REALMENTE GOSTA?
BIJUS E PARABENS

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Sueli querida, não postei sua foto e da Matilde porque não tinha em minha câmara. Envie em pvt para mim que terei o maior prazer em mostrar aos demais amigos. Bjs, Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Di, você não foi à Rio Claro, senão teria lhe reconhecido. Peloamordedeus, vc que mora tão pertinho, faz isso não, pensa naquelas pessoas que vão de tão longe e querem lhe abraçar. Tá judiando, hem? Sei que arranjaria um tempinho, tenha vergonha! rsrsrsrs Bjs, Vera

JOSE LUIZ disse...

Parabéns Vera...belo artigo e lindas fotos! Chamou-me atenção os cactos! Essas fotos foram tiradas no Ceasa de Campinas? Claro que deveria ter ido, estava tudo marcado, mas o encontro que tive em Morrinhos/GO foi marcado para mesma época e não tive como não faltar nele. Ano que vem estarei em Rio Claro, com certeza! Abraço carinhoso!

Anônimo disse...

Verissimaaaaaaaaaaaaaaaa.........
minha amiga do coração.......
o ano que vem já está ai de novo...
daqui a pouco vc vê todo este povo de novo......
bejokas no coração
amo-la
Nilce

Unknown disse...

Oie

Este é o terceiro que vou. Achei especialmente legal.Foi uma alegria imensa apresentar a minha filha Thais (filha e patroa, já que cuido suas orquídeas) aos meus amigos e companheiros diários, que ela não conhecia a grande parte. Foi bom demais;

PARABENS PELO BLOG

Anônimo disse...

Oi Verinha.. nossa quanta saudade!!!! adorei lir estas linhas que você colocou no seu blog, adorei tambem achar tanta gente da lista o JF, Nina, Você a Maria Teresa e a linda filha dela "Thais ", a Juss, o Nikki, O Damião, a Carmen Crescenio, a Nilce Correia, nossa.. a todo o pessoal que foi lá é o segundo ano que ja estou asistindo e ja vai ser costume de ir todos os anos... beijão enorme para você e para a Jú... Joe

Unknown disse...

Oi vera Parabés. eu que já morei ai tão perto piracicaba não conhecia esta exposição são lindas as fotos, espero poder ir no proximo ano,abraço wilson..

Borduqui disse...

OI Verinha, não estive la, mas viagei junto com voces nesta sua descrição e belas fotos, parabéns e obrigado por partilhar esta maravilha mágica que é a amizade orquidófila.
Ano quem vem estaremos juntos.
abçs
Borduqui

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Como promessa é dívida, aí está a foto da Sueli Romano, Sérgio Amoretty e Matilde. Ano que vem tem de novo! Bjs

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Meu amigo José Luiz, quanta honra tê-lo aqui. Sei do seu compromisso em Morrinhos, realmente não dava para perdê-lo. Estes cactos foram tirados no CEASA de Campinas, belíssimos e logo o proprietário do box, estará com uma página na internet. Isto é ótimo!
Não encontrei ninguém que produza Renanthera, aliás, não vi uma muda para vender. Ano que vem, se Deus quiser, e vai querer, retornarei a Rio Claro. Inté! Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Nilcinha querida, mais um encontro com muitas emoções. A saudade é grande, mas sei que estaremos novamente juntas em 2010. Bjs

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Maria Tereza minha amiga querida. Foi bom demais a Thaís ter ido a esta exposição. Ela que é a orquidófila mesmo e você acabou entrando nesta porque viu como é gratificante! Amiga, no próximo ano a Thaís já viaja junta com você, assim aproveita todos os momentos e visita outros orquidários. Beijos para vocês. Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Joe, o Hotel Plaza nunca mais será o mesmo depois que vocês viajaram. Era alegria pura! Eita turma animada! Amei conhecer você, que já conhecia de foto, Jussara, Olga e toda aquela turma de alto astral. No próximo leve o dobro de orquidófilos. rsrsrsrsrs Beijos no seu coração! Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Wilson, vale a pena passar três dias na exposição de Rio Claro. Onde quer que você vá, tem festa! Para você ter uma idéia, é aniversário da cidade e muitas exposição pararela, inclusive de carros antigos, aqueles de coleção. Um dia nos encontraremos! Abraços, Vera

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Borduqui meu querido amigo,
procurei repassar toda a minha emoção nesta viagem, sempre regada de encontros e reencontros. Um dia tenho fé em Deus que chegará a sua vez, afinal, não mora tão longe! Me dê este prazer no próximo ano. Abs, Vera

Unknown disse...

Que pena...Passei por Rio Claro na sexta feira de manhã, dia 19.
Pensei que naquela hora não teria ninguem de nossa turma...
Mas fica para o ano que vem...
Vou dormir em S. Sebastião do Paraíso... rs com a Sonalli.
Vjs

Sonia- Guaporé RS disse...

Que Pena...
Passei por Rio Claro, dia 19, pela manhã.achei que naquela hora, não encontraria ninguém.
Mas, fica para o ano que vem...
Quero me encontrar com vocês!
Bjs
No ano que vem vou dormir em S.Sebastião do Paraiso, com a Sonalli...rs
Sonia- Guaporé RS

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Sonia querida, nem acredito! Você tinha que ter pelo menos tentado. Onde tem uma exposição de orquídeas, tem orquidófilos reunidos. Um dia nos encontraremos. Bjs

Unknown disse...

ah verinha linda,,rsss agora sim seu blog ta lindooooooooooooo!!!
obrigado linda vc realmente 1000
te adoro
e ano qui vem ,,,
faço questaõ de tira uma foto juntinho de vc tbm!!!!bijusssssss

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Sueli querida, vocês é que tornaram meu blog ainda mais lindo! Olha lá, vou cobrar esta foto no próximo ano. rsrsrsrsrs Bjs, Vera

Fotos de Dahan Olga disse...

Vera! Quedó muy lindo el relato Amiga y las fotos muy buenas.
Si Dios permite para el próximo año allá vamos!
Cariños
Olga Dahan de Martell

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Olá Olga,

Fico feliz que tenha gostado do texto e fotos. Se Deus quiser nos encontraremos no próximo ano.

Beso,

Vera

Marcia Mallman disse...

Olá, amei a postagem, porém tentei enviar um e-mail para o endereço que colocasteno final da postagem e deve haver algum erro, uma vez que o e-mail não saiu da minha caixa, acusando erro.
Como posso proceder?

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Márcia, tente mais uma vez:

orquideas-subscribe@yahoogrupos.com.br

Abraços,

Vera

katia disse...

Olá, Vera: Feliz "dia do amigo"!
Um grande abraço virtual (rs)!
Katia

Adenium - Rosa do Deserto disse...

FELIZ DIA DO AMIGO A TODOS QUE MORAM NO MEU CORAÇÃO!

ABRAÇOS,

VERA COELHO

Unknown disse...

Ola Vera , quanta saudades, adorei,ameiiiiiiii estar com voces .Aguardo o ano que vem,adorei seu blog.bjos

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Sarinha, obrigada também pelo carinho. Se Deus quiser, e sei que Ele vai querer, nos encontraremos em 2010 em Rio Claro. Foi um prazer imenso conhecê-la. Abs, Vera

darion cesar disse...

eu gostei muito de ver as foto das orquideas ção muito bonitas darion cesar