sábado, 1 de novembro de 2008

II FestOrquídeas


Contagem regressiva para o II FestOrquídeas que se realizará em Fortaleza no período de 14 a 16 de novembro de 2008. Serão três dias de exposição de orquídeas dos colecionadores da Associação Cearense de Orquidófilo, Orquidário Flores do Lago de Patos de Minas-MG, que estará vendendo orquídeas e stand´s de vendas de acessórios e outras plantas.

Na programação teremos duas Oficinas de Cultivo de Orquídeas para o público, bastando colaborar com uma lata de leite, que será doada a Crio, uma entidade filantrópica. A primeira oficina será na sexta-feira, às 17 h, com Espedito Vidal. A segunda oficina será dada por Waldir Leite, no domingo às 10 h.

No sábado pela manhã, às 10 h, teremos uma excelente palestra do Prof. René Rocha, autor do livro ABC do Orquidófilo, para uma, várias e muitas orquídeas, que promete tirar todas as dúvidas em relação ao cultivo de orquídeas. Aquelas questões que encontramos no dia-a-dia e que só um mestre consegue ensinar de forma descomplicada. A pessoa que assistir sua palestra receberá uma apostila totalmente gratuita. Estamos fazendo uma pré-inscrição para que todos assistam sentados e tenham referido material.


Já na parte da tarde, às 17 h, o Dr. Roberto Jun Takane, autor de vários livros, estará presente falando sobre substratos para orquídeas, entre outros assuntos. Estarei na platéia para tirar dúvidas sobre uma semeadura natural, publicada na revista Como Cultivar Orquídeas.


Este ano teremos uma inovação. Um belíssimo troféu confeccionado por pela artista plástica Aurinete Porto, especialmente para o II FestOrquídeas e que será mantido nos demais eventos, vem recebendo elogios do Brasil inteiro, pelo bom gosto e qualidade. Todo em bronze, em forma de uma Cattleya, labelo de tela, muito bem trabalhado, promete fazer muito sucesso e passou a ser um "objeto de desejo" de todo orquidófilo. Quem concorrerá a este troféu?

1) Para concorrer o orquidófilo precisa expor orquídeas, não necessariamente que seja membro da ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos.

2) A orquídea deverá ser inscrita no dia e no horário marcado no Regulamento, ou seja, dia 14 de novembro, no horário de 8:00h às 13:00h.

3) Concorrerá a orquídea que obtiver primeira colocação em uma das seguintes categorias: Grupo I - Melhor Espécie Brasileira; Grupo II - Melhor Espécie Estrangeira; Grupo III - Melhor Espécie Cearense; Grupo IV - Melhor Híbrido; Grupo V - Melhor Botânica. A orquídea escolhida como a mais bonita no VOTO POPULAR ganhará o Prêmio Gerardo Carvalho e também receberá o troféu. Portanto, são seis troféus a serem entregues. Os segundos e terceiros lugares nas categorias acima, receberão certificados.

Uma observação importante e constante do REGULAMENTO: plantas adquiridas no Orquidário Comercial por ocasião da exposição, poderão participar, mediante autorização especial da Diretoria da ACEO, no entanto não concorrerão a premiação.

A comissão do II FestOrquídeas está otimista quanto a quantidade e qualidade de orquídeas expostas e do número de visitantes de outros Estados. Além do maior número de associados, temos conhecimento de mobilização de orquidófilos que vem em ônibus fretado para prestigiarem o grande acontecimento. Será sem dúvida um sucesso!


Durante o II FestOrquídeas rifas de orquídeas e camisetas nas cores branca e preta serão vendidas para o público. Elas ficaram lindas!

Na noite de sábado haverá um jantar de confraternização com todos os orquidófilos presentes. Tim Tim para todos os amigos que estão se preparando para se deslocarem à Fortaleza. Sejam bem vindos!

Quem faz parte da Comissão de Eventos do II FestOrquídeas? Por ordem alfabética: Emanuel Pires, Emília Canário, Francisca Bonfim, Italo Gurgel, João Filho, Juliana Coelho, Terezinha Gomes e Vera Coelho.

Vera Coelho
Orquidário Terra da Luz

A imprensa já começa a divulgar o II FestOrquídeas, vejam abaixo:

Jornal Diário do Nordeste (Caderno Três) 08/09/2008 - Lêda Maria: A Associação Cearense de Orquidófilos está preparando um grande evento antes do fim do ano. Depois do bem-sucedido primeiro festival do ano passado, considerado um dos maiores do Norte-Nordeste, a Associação já se organiza para a exposição que deverá ocorrer no mês de novembro. Trata-se do II Fest Orquídeas, programado para os dias 14 a 16, com a presença de maior número de associados

Jornal Diário do Nordeste (Caderno Três) 26/09/2008 - Lêda Maria: O Festival de Orquídeas do Ceará, programado para os dias 14, 15 e 16 de novembro, contará com a presença do professor René Barros, autor do livro ABC do Orquidófilo, considerado a ´bíblia´ do cultivador dessa planta de rara beleza.Ítalo Gurgel, presidente da Associação Cearense de Orquidófilos, adianta que, além do lançamento do livro no Estado, serão realizadas oficinas para principiantes e premiação, com troféu metálico concebido pela artista plástica Aurinete Porto. Haverá prêmios para sete categorias.
TV Diário - Programa Tarde Livre - 06/11/2008 -Apresentadora Karla Soraya - entrevistou o Presidente da ACEO, Italo Gurgel, que falou de orquídeas e do II FestOrquídeas.

Jornal O POVO - Coluna Vertical - 03/11/2008 - ORQUÍDEAS Vem aí o II FestOrquídeas de Fortaleza. A partir das 20 horas do próximo dia 14, no Centro Dragão do Mar. Segue até o dia 16. A promoção é da Associação Cearense do Orquidófilos.

8 comentários:

JOSE LUIZ disse...

É claro que estou aguardando desde já muitas fotos das orquideas que estarão participando do evento! Verinhaaa! desde já estou esperando o album de fotos aqui no teu blog heim!!!! Bjs!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

José Luiz, meu amigo, voltou de Campinas? Senti sua falta, mas a Iraene me deu notícias suas. Agora é doutor em meristema? Depois me conte esta e como foi o curso.
Estamos nos preparando com todo o gás para este grande evento, o maior em termos de orquidofilia em Fortaleza. Com certeza faremos uma bela matéria com muitas fotos. O Orquidário Terra da Luz está lindo, com muitas orquídeas para compor o cenário. Beijão, Vera

Anônimo disse...

Vera, já estou na maior expectativa aguardando também as fotos!

Pena que por enquanto só temos recursos apenas para vê-las e não sentir o perfume das flores que sempre é um espetáculo a parte, não é mesmo?

Tenho certeza que o Orquidário Terra da Luz estará lindo, com a sua dedicação e carinho o resultado
somente pode ser de belíssimas florações!
Parabéns!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Kátia, não vejo a hora de começar o FestOrquídeas e ver minhas meninas desfilando. rsrsrsrsrs Elas sempre fazem sucesso. Tá vendo esta do blog, onde estou ao lado do prof. Takane, tirou primeiro lugar em híbrido. Ela é magnífica, chama-se Blc. Nobile´s Carnival. Tomara que este ano floresça para a festa.
Quero ter tempo para fazer muitas fotos e um artigo bem legal, mostrando as palestras, as oficinas, venda de livros, os stand´s etc. Também quero mostrar meus amigos que vem de longe prestigiar o evento. Abraços, Vera

J.F. disse...

Oi, Vera.
Estou aqui torcendo para que o sucesso seja ainda maior que o grande sucesso da exposição do ano passado. A programação está muito boa. Um abraço muito grande a todo o pessoal da ACEO.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

JF, vamos sentir falta de vocês. Da alegria e carinho deste maravilhoso casal. Este ano terei o prazer de conhecer pessoalmente outro casal que tanto admiro: René e Sheila.
Abraços,
Vera

Anônimo disse...

Vera como é bom fasermos o que gostamos em ainda mais com o que amamos como vc com esse evento que promete e com as amadas orquideas vc esta parecendo criança abrindo presentes muito bom te ver feliz tenho certeza que será ô evento e suas meninas ñ deixram por menos vio te desejo tudo de melhor e ja ñ vejo a hora de vela me contar pessoalmente os detales bjos querida Deus te abençoi

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Olá Iraene,estou mesmo parecendo criança, em meio a uma festinha,abrindo presentes, toda entusiasmada. É assim que me sinto, quando se trata de orquídeas. Este evento como em qualquer um outro, me dedico de corpo e alma para deixar tudo muito bonito e mais ainda, para receber os amigos que vem muitas vezes de longe. Quem sabe, um dia terei a felicidade de tê-la conosco. Abraços, Vera