terça-feira, 5 de julho de 2016

Cartilha de Cultivo de Orquídeas

Será lançada no dia 16 de julho do corrente ano, no auditório da Casa de José de Alencar a segunda edição da Cartilha de Cultivo de Orquídeas, de Italo Gurgel, por ocasião da reunião mensal da Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO. Será uma tarde festiva com muitos autógrafos.
A cartilha é direcionada ao orquidófilo iniciante, aquele que sente dificuldades e dúvidas na compra de substratos, adubos, defensivos e onde cultivar uma orquídea. O autor também dá dicas de orquidários e de cultivo.

A cartilha em papel pólen e as fotos em papel couchê, tem conteúdo didático  e contém 68 páginas distribuídas em 08 capítulos:


  • Capítulo 1 - O que é uma orquídea: Gêneros e espécies - A flor - onde vegetam - Como crescem - Estrutura da Planta.
  • Capítulo 2 - Hora de cultivar: Primeiras orquídeas - Vasos/suportes - Substratos - Como fixar - Como replantar - Como reproduzir.
  • Capítulo 3 - Principais cuidados: Regas - Adubação - Doenças e pragas - Receitas caseiras - Precauções - Salvando uma orquídea.
  • Capítulo 4 - Onde abrigar: O orquidário. - No apartamento, pode?
  • Capítulo 5 - Nomenclatura: as espécies - Os híbridos - Pronúncia.
  • Capítulo 6 - A boa orquídea.
  • Capítulo 7 - Conselhos e dicas.
  • Capítulo 8 - Na biblioteca e na internet.
O autor ainda dá boas dicas de como fotografar bem uma orquídea.

Segundo o Prof. Italo Gurgel, que é jornalista e foi por duas vezes presidente da ACEO, a cartilha teve projeto gráfico e diagramação de Luiz Carlos Azevedo, capa de Marcos Antonio Vasconcelos e ilustrações de Marcos Paulo Alves, que é um associado da ACEO. As fotos são de Italo Gurgel e a revisão do texto ficou a cargo da Profa. Tereza Neuma Cavalcante Gurgel.

Associações Orquidófilas que desejarem adquirir a presente obra, poderá solicitar pelo e-mail: orquidofilos.com@gmail.com ou pelo whatsapp de Vera Coelho - Tesoureira da ACEO: 987828097.
O preço do exemplar é de R$ 25,00. Associações Orquidófilas que adquirirem dez cartilhas terão descontou ou ganharão uma a mais. O frete ficará por conta do comprador.




Nenhum comentário: