sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Contagem regressiva para o 6º FestOrquídeas de Fortaleza

Neste final de semana, dias 23, 24 e 25 de novembro, a Associação Cearense de Orquidófilos, realizará em Fortaleza, na Casa de José de Alencar, mais um festival de orquídeas. Espaço cultural da Universidade Federal do Ceará  sediará o 6º FestOrquídeas, evento que acontece sempre no mês de novembro e que atraí centenas de amantes desta bela e exótica flor.

A orquídea exerce um fascínio nas pessoas. Para muitos funciona como uma terapia, para outras mais um remédio para depressão. A orquídea é um pouco de tudo, enquanto para uns é um hobby, para outros é seu meio de vida. Outros acham que é uma "linha tênue entre o hobby e a compulsão".  Há quem diga que "A orquídea representa uma síntese de beleza, mas antes disso uma orquídea representa uma estrutura altamente especializada que apesar de ter por finalidade apenas a produção de sementes e a perpetuação da espécie, foi muito além disso e se quiserem usar o termo representa o divino brincando de fazer algo lindo".
Diz um amigo: orquídea é igual a gente. "Orquídeas são amigas, companheiras, terapias e muitas vezes consolo. Com elas você sofre, chora quando têm problemas, mas sorri muito quando florescem nos dando perfume e beleza. Orquídeas são sinal de vida longa e, com flores tão perenes, nos mostra a fragilidade da nossa própria vida!" "Para mim orquídea é cultura e seu cultivo um permanente aprendizado". Pra mim "a mulher"."Orquídeas para mim é uma paixão que me leva a enveredar por caminhos jamais pensados, conhecer pessoas que jamais imaginava conhecer e deleites que eu não suspeitava existir. É prazer e obsessão. Uma serena loucura". "As orquídeas são tão belas que contemplá-las é um encantamento.São difíceis mas às vezes de uma plantinha maltratada surgem flores maravilhosas". "Um portal para a natureza; uma janela aberta para a beleza"."Representa a força incontestável da evolução diante dos meus olhos!"."Minha religião!!!!" E complementa uma amiga: Amor, para quem ama, beleza, para quem admira, trabalho, para quem se dedica". E diz outra amiga: pra mim é um mundo paralelo ,,,, onde trabalho muito ,,,
me dedico bastante e sou feliz !!!!! (na maioria das vezes)"
"Sou muito ansiosa e as orquídeas são um exercício de paciência na minha vida.... funcionam até como indicador do meu humor....quando estou desestimulada... tenho até vontade de me desfazer delas... mas isso logo logo passa quando fico bem", afirma uma orquidófila. "Uma vez que se tenha uma, impossível deixar de ama-las"!". "Para quem vive um dia de cada vez, se conseguirmos ver  a próxima floração é uma alegria por vermos a flor e por mais uma batalha vencida. As orquídeas dão-me vida"."Para mim ela representa a essência de tudo, paciência, perseverança, beleza, uma falsa fragilidade , uma forma diferente de se ver a vida...". "As orquídeas são lembranças, carinhos, amor. Dado ou recebido, que nos permite recordar em cada floração. Pra mim são objetos de desejo. Momentos de sentimentos. Orgulho de crescimento. Pois cada planta em sua floração mostra uma superação pelo cultivo, pela bela beleza, pelo amor que dedicamos a ela. Embelezam minha vida, minha casa e me mostram quão bela é a Criação de Deus, o seu capricho em cada flor, pelas suas cores, formas e perfume. São lindas eu as amo." E complementa o amigo: "Orquídea é a minha saída de emergência. Quando estou com algum problema para resolver e não estou encontrando  a saída, vou pro orquidário e depois de algum tempo as nuvens negras somem".

Uma coisa é certa, ela aproxima as pessoas, torna o virtual em real e realiza o milagre de uma amizade verdadeira. Uma orquídea transpõe a barreira do imaginário, do apaixonado, da conquista. O importante é que ela mexe com o coração, o ego e a cabeça de quem a cultiva.
Toda orquídea tem seu encanto, quer seja microorquídea, quer espécie, quer um híbrido, a chamada orquídea repolhão, criada pelo orquidófilo reprodutor, que quer sempre "fazer" a mais bonita.

Como biólogo, posso dizer que uma orquídea, seja ela qual for, representa a perfeita evolução de uma angiosperma, só que com um fascínio incrivelmente maior do que qualquer outra flor. Acho que tentar explicar o que representa uma orquídea seria como tentar explicar a definição de amor, paixão, isto é, muito difícil. O que eu posso dizer, ou tentar expressar, é um sentimento totalmente diferente do normal que estamos acostumados a ter. A orquídea representa calma, paz, pureza, podendo ser dito como a mais incrível invenção de Deus, já que estamos falando de uma espécie viva do nosso planetinha que não fala, não anda, não chora, mas que consegue nos fazer feliz sim durante um pequeno tempo pelo menos. E o que é esse tempo se não uma flor, uma floração, uma inflorescência. O mais incrível é que nesse exato período essa pequena grande espécie está em seu apogeu, quando fica pronta para poder reproduzir.  Acho que seja isso, essa família Orquidacea representa para mim o mais fantástico prazer de dedicação, amor e cuidado com um ser vivo que não consegue se expressar por meio de palavras nem gestos, apenas com a sua beleza singela e espetacular que só uma orquídea pode ter. Alain Salmon
Pensando em dividir com os apaixonados por orquídeas, que a ACEO realizará com muito carinho sua exposição anual compartilhando as coleções de diversos cultivadores. Convidou para venda de orquídeas o Orquidário Flores do Lago, de Patos de Minas.


A diretoria da ACEO divulga a programação em seu site: www.orquidofilos.com que consta do seguinte:

SEXTA-FEIRA, 23
  • De 8:00h às 12:00h – Recebimento das plantas
  • De 12:00h às 14:00h – Julgamento
  • De 14:00h às 18:00h – Visitação
SÁBADO, 24
  • De 8:00h às 18:00h – Visitação
  • 10:00h – Palestra seguida de oficina: “O cultivo de orquídeas” (Hugo Leite Albuquerque, da Associação Paraibana de Orquidófilos-APO)
  • 15:00 – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel, da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO)
  • 16:00H – Palestra: “Orquídeas do Nordeste” (Dr. Roberto Guerra, da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte-SORN)
DOMINGO, 25
  • De 8:00h às 17:00h – Visitação
  • 10:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva, da SORN e do Círculo Potiguar de Orquidofilia-CPO)
  • 17:00h às 18:00h – Retirada das plantas
Obs. – As palestras e oficinas acontecerão no auditório principal da Casa de José de Alencar. Durante todo o evento, de acordo com a demanda do público, haverá oficinas de cultivo nas tendas onde serão comercializadas outras plantas ornamentais (Adenium, bonsai, cactos, etc.)

A ACEO tem um compromisso com o meio ambiente na luta com a preservação das espécies. A consciência ecológica é  tema sempre em pauta nas reuniões mensais procurando despertar no associado o respeito pela natureza.
Aluno do Instituto dos Cegos conhecendo uma orquídea.
Outro compromisso da associação é com a causa social, procurando sempre colaboração com uma instituição filantrópica. Já ajudou o CRIO, Lar Torres de Melo, Instituto dos Cegos e este ano abraça o Instituto Cristo Rei, que abriga 60 crianças em situação de risco. De que forma você pode ajudar? Contribuindo com um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite para aqueles que desejarem participar das palestras e oficinas e mesmo para aqueles que desejarem exercer esta boa ação. Todo o alimento arrecadado será entregue a Sra. Gercila Rodrigues Vieira, responsável pelas crianças.
O pátio externo da Casa de José de Alencar será preenchido com a tenda da exposição, onde as orquídeas dos colecionadores estarão a mostra para o visitante apreciar. A tenda do Orquidário Flores do Lago, de Patos de Minas que promete trazer muitas orquídeas para serem comercializadas. Do Ceará estará presente o Orquidário do Edmilson Costa, que tem também variedades de Cattleya labiata e híbridos. Nas demais tendas serão comercializados plantas ornamentais, Adenium, Flor de Cera, Cactos, Suculentas, bonsai e acessórios para orquídeas de jardinagem. 
Fim de semana vindouro é com certeza a melhor opção. O restaurante estará preparado para servir pratos regionais e triplicar o número de pratos. Como já é tradição, haverá "forró no pé de serra" e "chorinho".
Então só me resta dizer: VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!

2 comentários:

LCMH disse...

Vera, q a mostra de voces seja um sucesso e que tenham muitos outros ainda. Parabens

LCMH disse...

Parabens Vera, que essa mostra seja um sucesso.