sábado, 30 de julho de 2011

Juliana Coelho, de colecionadora de latinhas a colecionadora de orquídeas

Um bate papo com Juliana Coelho Carvalho, Turismóloga por graduação, corretora de imóveis por profissão e Orquidófila por hobby.

1) Desde criança que você gosta de colecionar "coisas". O que é para você colecionar orquídeas?
Colecionei papéis de carta, fotos da Xuxa, latinhas de batata importada, latinhas de coca cola, fiz álbum de fugurinhas, selos e colecionar orquídeas é totalmente diferente porque você tem que ter dedicação por ser algo vivo e que necessita de cuidados, investimento financeiro e amor. Outro aspecto importante é que ter contato com as orquídeas dá ao cultivador muitas amizades e outra visão do mundo. É algo que se bem cuidado, pode ser passado para meus filhos e netos.

2) Em pouco tempo de Orquidofilia você já faz parte da trajetória histórica da ACEO.
A antiga sociedade orquidófila estava meio parada e um pequeno grupo com sede de aprendizado, resolveu colocar para frente. Devido a uma exigência do Código Civil a sociedade teve que mudar para associação, ficando então, Associação Cearense de Orquidófilos. Na época eu era a mais novinha e foi, juntamente com o Italo Gurgel, Vera Coelho, Arilo Veras e Fernando Lima, isto em 2006, que tivemos a primeira diretoria, da qual tomei parte e venho trabalhando para o seu crescimento. Passei por vários cargos, hoje sou responsável pela biblioteca e ajudo no que preciso.


3) Você sempre bateu no ponto da preservação, sempre foi contra a retirada de plantas da mata, o que poderia fazer para ajudar a combater este crime?
Sempre fui contra, acho inadmissível alguém retirar algo que temos de precioso em nossas matas. Infelizmente é um tema muito polêmico e que falta consciência das pessoas, que querem obter vantagens e lucro fácil. Se os órgãos públicos agissem com inteligência o Brasil teria jardins, parques botânicos repletos de orquídeas encantando os visitantes. Eu sempre penso neste aspecto, mas eu só faria um trabalho de repovoamento em locais protegidos por APA (Área de Proteção Ambiental) e APP (Área de Proteção Permanente). Também penso em trabalhos de sustentabilidade com populações que moram nas serras, onde são habitat´s das orquídeas cearenses.


4) Em relação ao comércio/produção de orquídeas ficou de lado depois que abraçou a profissão de corretora de imóveis?
Tive muitos sonhos, planos em ter orquidário comercial, mas a profissão de corretora de imóveis é para valer. Como é algo que eu tenho uma certa liberdade posso continuar investindo na compra de orquídea em orquidário comerciais, adubos, substratos, etiquetas, etc. para revender minha pequena produção de Dendrobium ocreatum, anosmum, crumenatum e Denphal. Ainda auxilio na produção de Adenium (Rosa do Deserto).

5) Para uma menina tímida, que não conseguia apresentar os trabalhos de colégio, como você conseguiu ministrar cursos, palestras sobre orquídeas, cada dia melhor?
Na minha época no Marista Cearense, eu não conseguia apresentar nenhum trabalho, me tremia muito, perdia a voz, isso até chegar à faculdade, onde fui tentando um pouco de auto controle e conseguindo me dar bem. Com as orquídeas aprendi a ter paciência, a conviver com diversas personalidades, gostos e o estudo e aprendizado que tive com minha mãe Vera Coelho foram me dando estímulo de repassar os conhecimentos. Aqui em casa, minha mãe sempre me ensinou a compartilhar, dar todas as informações necessárias para o cultivo de orquídeas e de Adenium. Sei que preciso aprender mais ainda e continuarei na luta para zelar o sobrenome que é tão conhecido na Orquidofilia, graças a pessoa super respeitada no meio Orquidófilo, que é minha mãe Vera Coelho.

9 comentários:

JCOrquídeas disse...

Parabéns Juliana, pela dedicação e pelo esforço na preservação ambiental! Que Deus lhe dê sempre sabedoria e saúde para continuar.
Vera, é só orgulho, parabéns para você também.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Obrigada meu amigo, o mérito é da Ju. Claro que me orgulho com a filha que tenho, pelo que ela é.
Abração,

LCMH disse...

Parabens Juliana, parabens Vera, voces são nota mil.
Abrs
LC&MH

J.F. disse...

Ju, que entrevista bonita! Dias atrás, Nina e eu fomos à expo de Guaxupé/MG. Lógico que, entre as 60 cidades presentes, havia gente mais velha que nós. Porém, entre todos os orquidófilos que ali estavam, eu e Nina é que tínhamos estado a mais tempo em uma exposição dessa cidade/associação: estivemos lá na expo de 1972 - há 39 anos. Naquela época, Nina e eu éramos muito festejados, pois os orquidófilos antigos viam em nós o futuro da orquidofilia. Hoje, com aqueles velhos orquidófilos já quase todos falecidos, nós é que passamos a ser "os velhos orquidófilos". E somos nós que ficamos felizes quando vemos os jovens levando tão a sério e dando continuidade a esse ideal.
Parabéns, querida! Você é um orgulho para sua mãe e para todos nós, seus amigos.
Abração.

Adenium - Rosa do Deserto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Juliana Coelho disse...

Aff JF fiquei com lagrima nos olhos de ler seu comentário. Realmente eu tenho este ideal de dar continuidade e auxiar as futuras gerações no cultivo e estudo das orquídeas. Tenho muito orgulho de ter amigos leais como vcs e que nos amam verdadeiramente, tenho também muito orgulho de minha mãe ser tão querida no meio orquidófilo e levar este hobby com tanta seriedade e generosidade. Espero que muitos jovens tenham o mesmo gosto e dedicação, assim como o Caio tem, que é um exemplo. Aqui temos na ACEO, o Yan e torço para que surjam mais e mais jovens apaixonados pela natureza. Daqui uns anos também estarei no time dos antigos orquidófilos e que Deus me abençõe, que eu possa ter filhos e que eles sigam o exemplo da avó e dos amigos que nos tanto amamos.
Abraçãooo para vc e Nina.
Muito obrigada!!!!!!

caiocattleya disse...

Oi Ju
Muito legal!
Parabéns por tudo, e obrigado pelo carinho que sempre demonstra pelos amigos, mesmo que sejam virtuais.
Espero que a família dias e afamilia coelho se conheçam, no mundo real.
Abraços.

Caio e Família Dias

Osvaldo disse...

Que boa notícia, Juliana Coelho! Você pode dizer que você ama o seu trabalho. É a coisa mais importante na vida, a amar o que cada um escolhe. Estou corretor de imoveis leme, ea verdade é que eu amo meu trabalho!