domingo, 6 de março de 2011

Falece o PAPA da eldorado: Pedro Ivo Soares Braga



Dr. Pedro Ivo fotografando labiata
  Com muito pesar comunico o falecimento do amigo Dr. Pedro Ivo Soares Braga, o papa da Cattleya eldorado e de tantas orquídeas do Amazonas. Morre com ele um sonho, muitas idéias, muitos trabalhos a serem feitos e publicados. Outro dia ele me cobrava: Vera, vamos concluir nosso livro de Catasetum. E eu respondia: meu amigo, estou fazendo aos poucos, um dia publicaremos.
Muito difícil falar da pessoa deste grande homem,  simples, contrastando com sua sabedoria. Desafiava à vida, à saúde. Não importa, viveu intensamente. Em janeiro deste ano esteve em Fortaleza e batemos um papo, mesmo por telefone, porque eu é que estava prestes a me submeter a uma cirurgia e não fui ao seu encontro por sentir dores. No dia 21 de março de 2009, quando esteve no nosso sítio no dia 19, fiz uma postagem neste blog. Meu amigo, somente agora você vai se "aquietar". Descance em paz e se junte a tantos outros ícones da Orquidofilia que já nos deixaram.


Em Fortaleza no Orq. Terra da Luz


Em Maranguape com um grupo da ACEO











Em Manáus durante o I Simpósio João Barbosa Rodrigues
Setembro/2010 
  
Janeiro/2011 em Fortaleza











 Dr. Pedro Ivo Soares Braga passou a fazer parte da Associação Cearense de Orquidófilos em 21/03/2009, como sócio correspondente. Em nome da ACEO nosso mais profundo pesar aos seus familiares.


BIOGRAFIA:
Possuo graduação em História Natural pela Universidade Santa Úrsula (1973), Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1976) e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1982). Atualmente sou professor Titular aposentado- Universidade Federal do Amazonas. Tenho experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia - especialista na Família Orchidaceae, Biologia Floral, Fitogeografia - Fitosociologia, Conservação Ambiental, Estudos de Impactos Ambientais, Recuperação de áreas degradadas.
http://www.orquideasdaamazonia.com.br/

Algumas mensagens de solidariedade que nos chegam:
Verinha, realmente uma grande perda para a orquidologia!

Lamento muito. Ada Benelli

Tuve la oportunidad de saber de él, gracias a su trabajo con la Cattleya eldorado. Una gran pérdida.

mis condolencias. Jan Pahl

Infelizmente estas perdas são presentes em nossas vidas, mas a hostoria DELE sera levada em nossas memorias, e em nossos corações o amor, carinho, respéito e adimiração por ESTE que deu a luz muitos conhecimentos orquidofilos........................meu lamento. Francisco Deusvando Vasconcelos Leitão

Vera, Que notícia mais triste, estou realmente consternada com isto. Ele vinha enviando diversas publicações para serem incluídas na próxima edição de Orchid News. abs delfina

Olá Vera!!!
Que notícia triste. Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente. Quando esteve em Curitiba ele visitou meu orquidário. Ele era um grande estudioso das bromélias. Mais um grande cientista que se vai. Que Deus o acolha. Abraços, Alessandro G. Dronk

Em mais de trinta anos de convívio com o Pedro Ivo, muito aprendi, mas o que mais marcou foram sua ética, humanismo e vontade de viver e produzir – esta presente mesmo em seus últimos momentos. Deixou ensinamentos sobre orquídeas e sobre Vida. Kleber Lacerda
Nossa última excursão, em 2009, no Igapó-Açu, Amazonas.
Kleber Lacerda e Pedro Ivo
Vera, que notícia triste! Já vi que você anunciou aos nossos companheiros da ACEO. Italo Gurgel
OBS: O Italo encontra-se viajando e quando retornar fará no site orquidofilos.com uma homenagem póstuma ao grande amigo. Será nossa última homenagem.

Realmente uma perda irreparável para a orquidofilia e orquidologia, perda angustiante e triste para todos os amigos, e inenarrável para mim.
Me tratava com muito carinho e afeto, o mesmo que eu tinha com ele. Admirava este HOMEM que conheci aos meu 14 anos de idade (hoje tenho 23), e que me fez sonhar em ser ORQUIDOLOGO. Por varias vezes me cobrou minha faculdade, que por falta maturidade (aprovado 3 vezes) não cursei.
Nem acredito, que depois de 21 dias internado, apos alta do hospital, retornou e veio falecer em uma semana.
Sofria com alguns problemas de saude, por isso seria egoismo querer que ficasse mais tempo por aqui. Mesmo assim, nao deveria ter ido. Rodolfo Lacerda

Irreparável perda para todos nós.
Deixa-nos iniciado um belo trabalho, que deverá ser levado avante pelos mais responsáveis,
os alunos e colaboradores de Dr. Ivo, e assim torna-se imortal através de sua obra.
Meus sentimentos de pesar a você e aos familiares do grande mestre e doutor Pedro Ivo,
At.
Prof. René Rocha
Areado - MG
http://www.abcdoorquidofilo.vai.la/
 
Vera,
Só o conheci de nome, por sua importância no meio orquidófilo! Mas, transmita meus sentimentos de pesar a todos. Perdemos um estudioso aqui e o Orquidário do Céu ganhou mais um "cuidador" especial!!!!
Meus sinceros pesâmes,
Cristina Furtado

Foto de Jorge Macedo
Olá Vera,
Realmente uma grande perda para a orquidologia e para os amigos. Muitos projetos não concluídos.
Sua energia era tanta que até nos piores momentos de saúde ele conseguia fazer suas gracinhas!!!!!
...mais muito enérgico, quando necessário, em defeza de suas idéias e posicionamentos.
Ele conseguia superar as enfermidades e desafiar a morte, com a sua vontade de viver e produzir ideias novas.
Tantas idéias que não conseguia concluir a maioria delas.
Por isso, acho que deixou para seus alunos, colegas e amigos várias missões.
Tenho certeza que ele está lá em cima rindo da nossa tristeza, do nosso sofrimento.
Abraço.
Jorge Macêdo

3 comentários:

Jefferson Nogueira disse...

Que perda irreparável! Ainda lembro-me que você me disse que me apresentaria a alguém que eu jamais esqueceria. Que pena que esse dia não chegou, mas sinto por todos que tiveram a oportunidade de conhecer esse homem com quem travei conhecimento apenas por email.

Anônimo disse...

Quero contribuir com mais um comentário a respeito desse fato tão triste.
Ele foi aquele professor que, no 1º período do curso de biologia da UFMG (turma 1988/2ª entrada) se dignou a perder algum tempo de sua 1ª aula para conversar com aquela turma de calouros e saber deles suas expectativas para o caminho que iniciavam...
Um cara preocupado com as pessoas!
Ele era "o cara"!!
Até iniciei um estudo sobre as orquídeas da Estação de Peti/MG (o Eduardo Borba me incentivando...) pra tentar ser orientado pelo Pedro Ivo na minha monografia, mas ele já estava ocupado demais. Então fiz outra coisa.
Vai com Deus Professor Pedro Ivo!!!
A gente ainda vai se encontrar!
Ronaldo Marcucci.

Anônimo disse...

Lúcio de Souza Leoni

Faz dois dias que venho pensando nele. Hojé, resolvi entrar na internet para obter informações sobre ele, esperava ter informações dele realizando algum trabalho com a família Orchidaceae na Amazônia. Conheci o Pedro Ivo na UFMG em 1987. Ele me ajudou muito com a taxonomia desta família.Foram 2 anos aprendendo com ele no herbário BHCB.Ele dizia no departamento da UFMG que eu era seu pupilo. Em 1989 na cidade de Cuiabá foi nosso último encontro. Lamento profundamente! Só me resta pedir a Deus que o tenha em bom lugar. Até breve grande amigo!