domingo, 12 de setembro de 2010

Manaus tem sua primeira exposição de orquídeas

Participarmos do "I Simpósio João Barbosa Rodrigues, um botânico da Amazônia", da I ExpoManaus e da fundação da Associação dos Orquidófilos da Amazônia. E como não podia deixar de ser, conhecemos vários pontos turísticos desta bela e rica cidade, que retrata nos casarões os tempos áureos da borracha.
Dr. Kleber Lacerda
O simpósio se realizou no auditório "Rio Solimões", na UFAM e vários foram os palestrantes. Tivemos a oportunidade de assistirmos as seguintes: "Orquídeas Epífitas da RDS Tupé", com Jefferson Valsko (UFAM), "Biologia Reprodutiva de Orquídeas" com Eliana Fernandes Storti (INPA), "Comércio de Orquídeas e legislação Florestal" com Abranhan Minasian (Orquidário Armênia-SP), "Biorreator na Produção de Orquídeas", Monique Seregen (PROCLONE/HOLAMBRA); "Metodologia Científica no Cultivo de Orquídeas", José Luiz Zanirato Maia (FUCAPI), "Orquídeas da Amazônia", João Batista Fernandes da Silva (Belém-PA), "Cattleya violacea" Kleber Lacerda (Médico e Orquidófilo de MG), "Cattleya labiata", Italo Gurgel (ACEO).
José Luiz Z. Maia
João Batista F. da Silva












Italo Gurgel
             Abranhan Minasian
Cattleya violacea
Oncidium sprucei
Denphal - 3º lugar
A ExpoManaus aconteceu no hall de entrada do Colégio Dom Pedro II. A comissão julgadora foi composta por José Luiz Z.Maia, Italo Gurgel e Vera Coelho. A tarefa de julgar não é nada fácil, principalmente quando se tem a nossa frente belas orquídeas. A Melhor Espécie Amazônica ficou com a Cattleya violacea de Jefferson Valsko, Melhor Híbrido, Bc. (Anger Six x Pastoral Innocence), do Sr. Abranhan Minasian, segundo e terceiro lugares, Dendrobium Phalaenopsis do Sr. Kunihiro Kakizoi (Sítio Nonni). A Melhor Espécie Botânica coube ao Oncidium sprucei.
Dr. Pedro Ivo com a comissão julgadora

Bc. (Angel Six x Pastoral Innocence)

Denphal - 2º lugar
José Luiz entrega certificado ao Sr. Kunihiro.



 Cada expositor premiado ganhou um certificado.  Dr. Pedro Ivo, grande idealizador do evento acompanhou atentamente a solenidade de premiação. Durante toda a exposição foram realizadas oficinas de cultivo de orquídeas por Dr. Pedro Ivo e alguns orquidófilos.


Delegação da ACEO
Outro acontecimento que vale registro foi a assembléia de criação da Associação Orquidófila do Amazonas, que se realizou às 19 h do dia 09 de setembro de 2010, no antigo Palácio do Governo. Entre os presentes a delegação da ACEO formada por Italo Gurgel (Presidente), Vera Coelho (Vice Presidente), Teresinha de Jesus Gomes (Secretária) e Teresa Neuma (esposa do Italo). Outros nomes como João Batista Fernandes da Silva, Dr. Kleber Lacerda, Jorge Macedo, Dr. Pedro Ivo Soares Braga, José Luiz Z. Maia, Luiz Carlos de Matos Bonates, Eliana Rosely das Neves, Monique Seregen, Jefferson Valsko e muitos outros.
Criação da AOA

José Luiz



Após a leitura do estatuto foi eleita a primeira diretoria da AOA, que será presidida por
José Luiz Z. Maia
 Pedro Ivo Soares Braga (vice).
A AOA já nasce grande e forte, com orquidófilos já consagrados, biólogos, engenheiros agrônomos e uma turma jovem com muita vontade de trabalhar pela orquidofilia do Amazonas. Parabéns a todos que participaram direta ou inderetamente do evento, foi sem dúvida um marco na história da orquidofilia da região Norte.
Aproveitando as horas livres aproveitamos para conhecer os pontos turísticos da cidade, como o Teatro Amazonas com toda sua arquitetura que remonta do século XIX, foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no auge do Ciclo da Borracha, tem capacidade para 701 pessoas.

Teatro Amazonas
Teto do Teatro Amazonas
O teto quatro telas pintadas em Paris, onde são retratadas alegorias à música, à dança, à tragédia e uma homenagem ao compositor brasileiro Carlos Gomes.
No centro um lustre em cristais importado de Veneza, que desce para limpeza e manutenção. 

Ensaio de Orquestra Filarmônica

Poltronas do Teatro Amazonas
Além do Teatro Amazonas visitamos outros prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e de muita beleza.

Das visitas que fizemos, não podia deixar de constar ao recém construído Orquidário Municipal Barbosa Rodrigues, onde eu e Teresinha  fomos na companhia de alguns orquidófilos: Edgar, Rodolfo Lacerda, José Carlos e senhora, e a pequena Ana Carolina.
área interna do orquidário
Quem vai à Manaus não pode deixar de fazer o passeio do "Encontro das Águas", onde o Rio Negro encontra o Rio Solimões. É uma visão imperdível porque as águas ao se encontrarem não se misturam.
Encontro das águas
casas flutuantes e palafitas
Às margens podemos vê toda a vegetação e a exuberância da floresta amazônica, com suas imensas árvores, outras dentro d´água, só vendo para crer.
Floresta Amazônica
Luís (guia) e a sucuri
embarcação
restaurante no rio
índios às margens do rio Solimões
Teresinha e eu

Vitória Régia


Agradecemos ao Dr. Pedro Ivo pelo convite, a Deus por ter nos proporcionado uma excelente viagem, cultural e de lazer. Teresinha, minha amiga de viagem, meu muito obrigada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei. Amo flores principalmente as orquídeas. Onde fica o orquidário municipal? Quero ir lá.
Amei os elogios feitos a nossa Terra e nossas belezas naturais.
Ivanilde, Manaus

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Ivanilde, o Orquidário Municipal fica na Av. 7 de Setembro. Quem vem pela Av. Getúlio Vargas entra à direita. Outra dica, fica ao lado do ex Palácio do Governo. Ele funciona a partir das 17 horas. Sua terra é linda, adorei. Abraços, Vera

Anônimo disse...

para quem não sabe essa não é a 1° exposição de orquideas de manaus e sim a 3° se for contar, a primeira foi realiza pela floricutura EXÓTICA no ano de 1999 pelo orquidologo Willys Souza e a segunda que não foi exclusivamente das orquideas pois foi junto com as joias da HSTENR no ano de 2007 mas não deixou de ser caracterizado pois são joias da natureza tanto o ouro como as orquideas e isto tudo esta em atas e cadernos de assinatura para comprovar por esta razão deveria a diretoria da "AOA" atualizar seus dados pois estão muito mau informados mesmo que por ironia o presidente da "AOA" tenha participado da exposição de 1999 onde teve seu primeiro contato com as orquideas.
Willys Filho

Maria Emiliana disse...

a pesar de ter lido agora fiquei muito encatada com lie e vie sobre a exposiçaõ de orquideas, sou apaixonada por elas, terminei o curso de biologia fiz um projeto sobre a preservaçaõ das orquideas Amazonuica e gostaria de aprender um pouco mais, pos vou fazer uma pos sobres elas, bjs aquardo noticias