segunda-feira, 27 de setembro de 2010

APO COMEMORA 25 ANOS DE EXISTÊNCIA!

Com uma decoração moderna e arrojada, a APO - Associação Paraibana de Orquidófilos realizou sua 25ª Exposição de Orquídeas, comemorando em alto estilo suas bodas de prata. O acontecimento se deu no Shopping Tambiá nos dias 24, 25 e 26 de setembro.


As bases das bancadas foram revestidas de tecido roxo e outras de tema floral em branco e roxo, como mostramos nas fotos. A superfície das bancadas algumas de vidro, outras de espelho, refletindo em duplicidade os vasos e as orquídeas expostas.

Bicicletas de cipó pintadas de branco carregavam vasos de orquídeas, como que passeassem pelo salão. Na entrada cestos redondos de palha davam as boas vindas, igualmente madeiras trançadas garantiam um charme à exposição.



 
Este ano a APO contou com a participação de orquídeas de várias associações, como as da ACOR (Campina Grande-PB), ASSOPE (Recife-PE) e SORN (Natal-RN). Visitantes circularam por três dias o local da exposição, apreciando, conversando, fotografando e comprando orquídeas no Orquidário Flores do Lago, que ali estava para satisfazer o desejo de antigos e novos apaixonados por esta exótica planta.
Difícil dizer qual orquídea merecia uma premiação, todas refletiam seu colorido, beleza e perfume característico. No entanto, depois de horas de questionamento, o pódium estava formado com as mais belas da exposição. Os associados estiveram presentes nos três turnos recepcionando os convidados, a imprensa e os visitantes. Cada associado ganhou cinco camisetas com uma bonita estamparia de orquídeas, além de chocolates da "Cacau Show" e muito carinho.


No domingo durante a festa de premiadaçao da entrega dos troféus aos ganhadores, muita emoção. A ASSOPE saiu na frente este ano em número de premiação, representado pelo sócio Sérgio, que estava presente para receber os troféus. Tive a honra e a felicidade de fazer a entrega do troféu à presidente da APO, Sra. Conceição.

Na ocasião agradeci e parabenizei a todos pela belíssima exposição. Agradeci também em nome da ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos, da qual também faço parte, toda a atenção recebida por parte de seus sócios aos representantes do Ceará, Guaracy e Vera Coelho. Cada sorriso, cada mão estendida, cada abraço, cada gesto, cada palavra trocada, a certeza do reconhecimento e de uma prazerosa amizade.



 No sábado, às 14 h, houve a segunda reunião dos representantes das associações do Nordeste para discutirmos para 2011 a I Bienal de Orquídeas do Nordeste a ser realizada em Recife-Pe. Estive presente representando a ACEO, Gelsa a SORN, Wagner a ACOR, Conceição a APO e Lindon a ASSOPE. Vários tópicos foram definidos, ficando alguns detalhes para a terceira reunião que será em outubro/2010, durante a exposição da ASSOPE, em Recife.



Parabéns a todos pelo aniversário da APO e vamos trabalhar para chegarmos com união e determinação as bodas de ouro.







AS PREMIADAS
Phalaenopsis schilerianum x Phal. Pink Fuller Goldess - Melhor Híbrido

 Cattleya lodigesii - Melhor Espécie Nacional
 Dendrobium Densiflorum - Melhor Espécie Estrangeira

 Megaclinium falcatum - Melhor Microorquídea

Cattleya Walkeriana - Prêmio de Mérito Cultural
Potinara Ching Hua Flame - Melhor Orquídea pelo voto popular

2 comentários:

APARECIDA MARTINEZ MANGERONA disse...

Vera, o seu relato foi tão interessante que me senti na exposição.Obrigada por me transportar até lá.
Cida Mangerona
Montes Claros - MG

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Cida, obrigada! Um dia planeje para vê de perto as belezas de orquídeas do Nordeste. Abs, Vera Coelho