sábado, 12 de setembro de 2009

Exposições de Orquídeas no Nordeste

Visitar o Nordeste brasileiro já é maravilhoso, conhecer suas praias, serras, sertões, culinária e tudo que tem de bonito, andar de bugre, barco, catamarã e carro, são passeios por demais prazerosos. Imagine então, quando se viaja e ainda encontra no caminho uma caprichada exposição de orquídeas, feita com muito zelo e carinho pelas associações orquidófilas espalhadas nesta região, tão abençoada por Deus.





De repente se deparará com a exótica Cattleya granulosa em suas diferentes tonalidades, verde, amarela, chocolate, marrom com ou sem pintas. Já vi até uma rosada, coisa de louco! No dias 28, 29 e 30 de agosto, os muitos visitantes prestigiaram a exposição da SORN no Bosque das Mangueiras, em NATAL-RN. Fortaleza esteve representada por Vera Coelho, Rogério Sella, Kalina e Juliana Coelho, todos da Diretoria da ACEO.

Em setembro é a vez da APO - Associação Paraibana de Orquidófilos promover nos dias 18, 19 e 20 a 24ª Exposição, mostrar as centenas de orquídeas no Tambiá Shopping, em João Pessoa-PB. O Orquidário Flores do Lago, de Patos de Minas estará vendendo orquídeas de rara beleza e a preços acessíveis. Quem puder ir, recomendo, é uma exposição imperdível, principalmente pela recepção dos inúmeros associados, todos muito atenciosos. Mais informações no blog: http://apo2010.blogspot.com/






Ainda em setembro a OBA - Orquidófilos Baianos reunidos, sob a presidência de Maria Cristina Guerreiros Soares e abnegados associados exibirão nos dias 25, 26 e 27 inúmeras orquídeas no Palacete das Artes Rodin Bahia, Rua da Graça, 284, bairro da Graça, em Salvador-Ba., é a 2ª Mostra de Orquídeas, evento intitulado Primavera no Palacete pretende destacar a bela Cattleya amethystoglossa e tantas outras do estado da Bahia.











A ASSOPE - ASSOCIAÇÃO ORQUIDÓFILA DE PERNAMBUCO, uma das mais antigas do Nordeste, fundada no ano de 1979 por Augusto Burle, tem sede na Rua dos Palmares 831, bairro de Santo Amaro. A XXX Mostra de Orquídeas exibirá além da Catleya granulosa, a Cattleya labiata, a "Rainha do Nordeste" e tantas outras dos inúmeros associados nos dias 16, 17 e 18 de outubro. A diretoria reeleita está prometendo realizar um belo espetáculo de cores, formas e perfume e atrair um bom público. Além do orquidário comercial de Aldeia, Curso de Adubação, você pode adquirir acessórios de produtos orquidófilos na lojinha com o Otávio.



E para finalizar o ano com um show para os olhos, a ACEO - ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE ORQUIDÓFILOS promete superar todas as expectativas de público e de orquídeas expostas em relação aos anos anteriores. O III FestOrquídeas está sendo lapidado por profissionais e associados que dedicam horas e horas de seu dia, em prol da associação e de seu principal evento. Toda uma programação está sendo preparada, convidados de outros estados, orquidários comerciais com milhares de orquídeas à venda, stand´s de outras plantas, como palmeiras, helicônias, roseiras, Adenium, flor de cera, cactos, suculentas, bromélias, hortências e tantas outras plantas, além de acessórios para jardinagem, entre eles adubos, sfagnum, fibra de coco, casca de pinus. As orquídeas premiadas, nas diversas categorias, receberão o troféu “Labiata de Ouro”, belíssima peça criada pela artista plástica Aurinete Porto especialmente para a ACEO. Estão previstas, durante a exposição, oficinas de orquídeas e algumas ações inclusivas, como visitas de grupos de pessoas portadoras de deficiências.

Este evento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2009, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Praia de Iracema, em Fortaleza-Ce e já faz parte do calendário oficial da cidade.

Fotos do I FestOrquídeas - 2007.















Fotos do II FestOrquídeas - 2008








Vera Coelho
Vice-Presidente da ACEO.

Um comentário:

GLOS disse...

Estive lá, ontem, e foi uma festa para os olhos e o espírito. Amei que minha noite tenha começado por lá.