terça-feira, 14 de abril de 2009

Rupícolas, como cultivar?





Vou confessar uma coisa, não sei cultivar orquídeas rupícolas. No entanto, acompanhando o aprendizado de alguns amigos, estou quase me aventurando a ter algumas em meu cultivo. Mas que dicas eles dariam?

O Ralph Araújo, de Barbacena-MG. relaciona algumas bem interessantes, senão vejamos:


1) VASO DE PLÁSTICO , COM DRENAGEM NO FUNDO COM PEDAÇOS DE ISOPOR , QUE É NEUTRO , LEVE E ISOLANTE TÉRMICO;

2) PRIMEIRA CAMADA :COLOCA - SE UMA PEQUENA QUANTIDADE DE AREIA FINA NO FUNDO DO VASO MISTURADA COM TERRA VEGETAL - ISSO SERVE PARA SEGURAR A UMIDADE E ATRAIR AS RAÍZES HIDRÓFILAS .
NA PROPORÇÃO DE CINCO PARTES DE AREIA PARA UMA PARTE DE TERRA VEGETAL.

3) SEGUNDA CAMADA : COLOCA -SE UMA MISTURA DE BRITA ZERO + ARREIA GROSSA LAVADA, PENEIRA O CASCALHO E PEDRINHAS, PODE SER USADA A QUARTZITO, MAGNETIZA (MINÉRIO DE FERRO);

4) COMO ADUBAÇÃO USO FARINHA DE OSSO PURA - UMA COLHERINHA POR VASO (TEM QUE MOLHAR DEPOIS) + PETER´S 20-20-20 E 10-30-20, INTERCALADOS.


AS RUPÍCOLAS PARA FLORESCER PRECISAM TOMAR SOL O DIA TODO , QUASE QUE SOL DIRETO.
É NECESSÁRIO QUE ELAS FIQUEM NO CALOR DURANTE O DIA E DE NOITE MAIS UMIDADE (SÓ MOLHO AS RUPICOLAS À NOITE).

SE AS RUPICOLAS FICAREM DENTRO DO ORQUIDÁRIO COM SOMBREAMENTO DE 50% DIFICILMENTE IRÃO FLORIR, SEM DIZER QUE AS COCHONILHAS IRÃO ATACAR.


PARA AS MINHAS RUPÍCOLAS USO UMA TELA VERDE, MUITO USADA EM CONSTRUÇÕES!!
CULTIVO AS MINHAS BIFRENÁRIAS DO MESMO MODO .


Já o Joaquim Antonio Martini nos passa dicas ensinadas pelo Técnico Ambiental do Orquidário Bela Vista, Sr. Márcio R. de Oliveira.


1) Luz: sombreamento com tela de 30% e as laterais com 18%, temos alta luminosidade e boa ventilação.


2) Substrato: mixto de pedra canga, (pedra rica em ferro) granulação 3/8 com casca de pinus em decomposição na proporção de 1:1.


3) Plantio em vaso plástico de tamanho proporcional a planta, uso de isopor na parte inferior do vaso como drenagem.


4) Irrigação: por ser um substrato de rápida drenagem, irrigar em dias alternados, no inverno durante à manhã, e todas os dias no verão de preferência ao anoitecer. Verificar sempre as condições climáticas do dia ou região, irrigar quando o substrato estiver aparentemente seco.


5) Adubação orgânica: misto de torta de mamona, farinha de osso e cinza, na proporção de 5-2-3.


6) Tratamento fitossanitário: o mesmo recomendado para outras espécies de orquídeas.

9 comentários:

katia disse...

oi, Vera, adorei as dicas, tenho uma Laelia rupicula que não se desenvolve há anos estou vendo que cometi vários erros em relação a luminosidade e ao substrato!
Abraços!

Felipe disse...

Muito informativo aqui em casa uso um metodo que inventei copiando como elas crescem na natureza, planto-as em voso plastico com "lajotas de pedra" quebradas de modo que fiquem fendas e preencho-as com areia terra vegetl e pedra brita zero. E todos estao otimas a maioria ja vai florir ou ja floriu!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Kátia e Felipe, obrigada pela visita.

Felipe, muito boa essa dica. Vou tentar também assim. Abs, Vera

Elisangela Neves disse...

Essas suas dicas são ótimas, obrigada por partilhar!

JOSE LUIZ disse...

Vera, adorei estas dicas, porque eu também encontro dificuldades no cultivo de rupícolas. Parabéns! Ah! soube que a Irá está por ai...elogiou muito você e Janaina!!! Bjs!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

´José Luiz, entre no meu blog http://amoadenium.blogspot.com que verá a Irá no Terra da Luz. Abs,

Devanis disse...

Primeiramente quero parabeniza-los pelo site. Vi comentarios que adoraram esse site com as dicas nele existente sobre cultivo de orquídeas rupículas. eu não só adorei mas como amei. Eu recenremente adquiri uma Hoff. rupestre e não sabia como cultiva-la. depois de muito procurar encontrei esse site.Agora acredito que posso adiquirir essas plantas sem muito receio.
Atenciosamente.

Devanis disse...

Adorei essas dicas, mas tenho uma dúvida. É que eu moro na cidade de Vila Velha-ES que esta a 50m ao nível do mar, no verão a temperatura varia entre 28ºC a 35ºC,dependendo chega a 40ºC´. Será que é viável eu cultivar essa planta? Informo ainda que eu móro as uns quatro ou cinco quilômetro da praia, com isso venta muito no verão.
Atenciosamente.

Devanis disse...

Oi Vera, não vou mais comentar as dicas por você dada, pois já fiz comentário a respeito. O motivo dessa mensagem, é que tenho dúvidas sobre o uso de adubos químicos, quando se esta usando adubos orgânicos. A minha dúvida vem de um artigo sobre cultivo, onde se pede para ter cuidado em usar ambos, se usar um não usar o outro. Talvez eu não tenha interpretado bem. Gostaria de saber, se posso usar como diz a dica, pois sou iniciante no cultivo de plantas ripículas.
Atenciosamente.