Cyrtopodium gigas |
Eram muitas as orquídeas entouceradas, dignas de um ouro, um primeiríssimo lugar. De cara duas me encantaram e eu, que não dou para juíza, mas tenho o bom gosto apurado, apaixonei-me por este Cyrtopodium gigas que brilhava feito ouro no garimpo. Magnífico!
Dendrobium lineali |
Outra planta que me chamou atenção foi um Dendrobium lineali, gigante, lindo, excelente cultivo. Mas as belezas não ficaram por aí, a primeiríssima colocada foi uma Cattleya mossiae, semi alba, do tipo redondinha, com quatro flores.
Muitas variedades de espécie, as quais mostramos abaixo do nosso texto para que todos aprecie e viagem pela exposição.
A palestra com o Prof. Olinto foi muito didática e por isso mesmo aplaudida. Falou sobre várias doenças em orquídeas, mostrando com fotos como ela se manifesta e quais as providências a serem tomadas. A sala estava totalmente lotada, muitos assistiram em pé ou através das janelas.
O ciclo de palestras durante a exposição ficou a cargo do Christiano, jovem associado da ASSOPE e de grande peso na associação. Uma feliz iniciativa em convidar este e outros palestrantes.
Christiano |
Tive a felicidade de rever o grande homenageado da exposição, o Dr. Carlos Eduardo, um dos fundadores da ASSOPE.
Aos poucos fui encontrando os amigos de João Pessoa, Natal e Aracaju. Aliás, de Aracaju veio a Christiane Faro, quem tive o prazer de conhecê-la, pessoa simpática, inteligente e muito dinâmica. A Chris é secretária da AOSE.
George Prado, Vera e Christiane |
Uma pessoa linda da comunidade de cactos a B&B, a Graziela, me deu uma alegria sem tamanho indo me conhecer. Foram apenas alguns minutinhos para sentir o quanto ela é linda por dentro e por fora. Depois desta foto prometi a ela algumas sementes de Adenium para serem distribuídas com os membros da gostosa comunidade. Não dá para ficar de fora dela, com a simpatia de todos, a gente vai participando quando pode.
Vera e Graziela |
´ |
Na foto Dr. Manoel Ximenes, Karime, Odilon Cunha e Antonio. Finalmente conheci o Odilon, grande orquidófilo e que possui orquidário em Gravatá, possuidor de belíssimas Cattleya labiata.
Ovídio, Prof. Olinto, Vera e Gelsa |
Os amigos de João Pessoa depois de boas compras no orquidário Flores do Lago, se sentam para bater um papo.
Lindon, presidente da ASSOPE e alguns membros da associação respiram felizes com o sucesso da exposição.
Muita gente circulou nos três dias do evento. O Orquidário Flores do Lago, na pessoa do Aroldo Correia ria atoa pelas vendas realizadas. Tanto que no domingo não tinha quase mais nada. Olha só a cara o Aroldo!
Aroldo Correia |
No sábado depois da palestra do Prof. Olinto, por volta das 13:30h, deu-se início mais uma reunião com os representantes do Nordeste para tratar da I BIENAL DE ORQUÍDEAS DO NORDESTE a ser realizada em outubro de 2011, em Recife. Estavam presentes: Lindon Barros e Manoel Ximenes (ASSOPE), Gelsa (SORN), Selene e Gerson (CPO), Conceição e Ovídio (APO), Vera Coelho (ACEO) e Christiane Faro (AOSE).
Lindon leu o que já foi decidido nas reuniões anteriores e discutimos outros pontos. No final foi sorteada entre as associações presentes a sede da II Bienal, que deverá ser realizada em 2013, caindo para João Pessoa. No final dos trabalhos, uma foto oficial.
Conceição, Lindon, Gelsa, Christiane, Vera, Gerson, Selene, Ovídio e Ximenes. |
Mostraremos agora algumas das muitas orquídeas da exposição:
Dendrobium anosmum |
Anguloa rockeri |
A cortina de Dendrobium anosmum estava exuberante, com muitas flores alba e duas cores da lilás, impressionava os visitantes ao mesmo tempo que dava as boas vindas.
Quero registrar meu agradecimento a todos que me receberam com tanto carinho, inclusive o saboroso almoço servido para os convidados, feito com muito capricho pela Rosa.
A ASSOPE está de parabéns!
9 comentários:
Vera, foi muito bom conhecer vc pessoalmente, realmente vc é a pessoa maravilhosa que todos que a conhecem, falam. Obrigada pelos conselhos, dicas e pelos elogios. As fotos ficaram ótimas.
Vera, é nessas horas de realização da orquidofilia, da divulgação da arte de cultivar que sinto saudade do movimento orquidófilo.
Belas plantas, belas fotos... registros primorosos.
Parabens aos promotores e que a Bienal seja um sucesso.
Cecilia
Olá Chris, como foi bom conhecê-la. Obrigada pelo "maravilhosa", que exagero. Como todos, tenho os meus defeitos.
E vamos fazer a primeira exposição de Aracaju. Darei a maior força e suporte. Contem comigo. Abs,
Ciça querida, senti sua falta em Recife. Você é uma pessoa muito importante no meio orquidófilo. Já sei, com o nascimento da Vivi não tem mais tempo para nada. O 4º FestOrquídeas vem aí, seu lugar está reservado. Bjs
Verá, vc é um amor de pessoa, me senti privilegiada em conhece-la e gostaria de ter tido mais tempo para conversarmos. E muito obrigada por prestigiar nosso encontro postando nossa foto juntas. É um prazer te ter como amiga e admiro muito seu amoroso trabalho com as orquídeas e adenium. Teremos outras oportunidades de nos encontrar. Um grande beijo, sucesso sempre na tua vida e muitas flores lindas a tua volta sempre. Deus continue te iluminando.
Grazi querida, foi bom demais conhecê-la, queria ter tido mais tempo para aprender com você tudo sobre cactos e suculenatas. Procurarei participar mais da comunidade B&B para me aprimorar.
Um dia retornarei com mais tempo. Beijos no seu coração de ouro.
Oi, Vera! Acabei de ver o seu blog: que flores lindas!
Que gostoso poder criar coisas tão
formosas ! Adorei !
Estou muito contente, as sementes de adenium germinaram; estão fortinhas, mas quero adquirir as suas.
Grata pelas suas orientações .
Bjos enormes
Nossa! essa Anguloa ruckeri eu não conhecia, bem legal e diferente... Parabéns pelo blog, gostei!!!
Postar um comentário