sábado, 30 de outubro de 2010

4º FestOrquídeas de Fortaleza

De hoje a treze dias tem início o 4º FestOrquídeas de Fortaleza, nos dias 12 a 14 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Esperamos superar o número de visitantes do ano passado, que ficou acima de dez mil pessoas, que prestigiaram o maior evento em Orquidofilia no Ceará.
A Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO - preparou uma programação muito especial, onde reune lançamento de livro, oficinas, vendas de brindes, venda de orquídeas, Adenium e outras plantas ornamentais.

No dia 12/11 a partir das 16 horas o público poderá visitar a exposição que reune as orquídeas dos associados e adquirir nos diversos stands diversos produtos.
 É neste horário que estaremos recepcionando uma comitiva de velhinhos do Lar Tôrres de Melo, previamente convidado para uma visitação e uma esplanação do cultivo de orquídeas. É a ACEO valorizando o idoso, capaz de apreciar e cultivar orquídeas.


Às 17 h teremos o lançamento do livro "Cultivo Moderno de Orquídeas - Cattleyas e seus híbridos", de Roberto Jun Takane, Sérgio Shoji Yanagisawa e Kathia Fernandes Lopes Pivetta, seguido de palestra do Prof. Takane.
Dia 13/11 - sábado, a visitação pública vai das 9h às 22h. Às 9h teremos a primeira oficina "Acessórios de arame para pendurar orquídeas" por Francisco Furtado Filho, Engenheiro do Trabalho e membro da Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte (SOBH).
No mesmo dia, às 10h - "Cultivo de Orquídeas" com Marco Aurélio, Engenheiro Agrônomo e membro da ACEO.
Às 17 h teremos com Gerson Paiva da SORN e CPO de Natal, a oficina "Cultivo de Orquídeas".
No domingo às 9h "Tutoramento de Orquídeas" - oficina que será dada pelo orquidófilo Aroldo Correa, do Orquidário Flores do Lago, de Patos de Minas-MG.

Juliana Coelho dará uma oficina "Cultivo de Orquídeas" às 10h. Juliana é Turismóloga e Diretora de Eventos da ACEO.
Às 17 horas a última oficina de "Cultivo de Orquídeas", ministrada por Waldir Leite, Engenheiro Agrônomo, orquidófilo e membro da ACEO.
A entrega dos troféus está prevista para 18 horas. Este ano a ACEO pretende premiar as seguintes categorias: Grupo I - Melhor Espécie Brasileira; Grupo II - Melhor Espécie Estrangeira; Grupo III - Melhor Cattleya labiata; Grupo IV - Melhor Híbrido; Grupo V - Melhor Espécie Botânica. O Prêmio Gerardo Carvalho será destinada a planta com maior número de voto do público.

Cattleya labiata rubra de Rodrigo Carneiro
Na parte de fora da exposição haverá venda de orquídeas pelo Orquidário Flores do Lago, venda de Adenium no stand do "Amo Adenium", brindes e camisetas diversas serão vendidas no stand da ACEO, além de outros stand´s com plantas ornamentais e acessórios.
Os Adenium serão vendidos em vasos de plástico ou em vasos de cerâmica, já podados. Além de Adenium venderemos casca de arroz carbonizada, rica em silício e adubos.
Nos encontraremos todos lá, com certeza!
Vera Coelho
Orquidófila, produtora de Adenium e Vice Presidente da ACEO.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Laelia purpurata anellata `D. Norma´

Laelia purpurata anellata ‘D. Norma’


A variedade anellata é relativamente rara e poucos clones são conhecidos. O mais famoso é o ‘Adams’ ou ‘Adams 1’. Todas  que conheço foram encontradas na natureza e não sei se existe alguém fazendo melhoramentos por cruza dentro dessa variedade. Isso seria uma coisa muito interessante de se ver.

 ‘D. Norma’ é uma referência à D. Norma Dreher, orquidófila do Rio Grande do Sul e esposa de um grande orquidófilo de lá, Sr. Walter Dreher, cuja coleção nos anos 40 e 50 chegou a ser uma das mais importantes do país. Uma vez que ambos eram orquidófilos, a D. Norma continuou mantendo a coleção, mesmo após a morte do marido.

 Mando abaixo duas fotos, sendo a primeira uma foto tirada em 1961 onde se vê na cabeceira da mesa, o Sr. Walter Dreher na varanda da sua bela casa com convidados e se pode ver a sua magnífica estufa ao fundo. Na segunda foto, tirada em 1966, vemos a D. Norma Dreher à direita (ainda de luto pela morte do marido) em meio as suas lindas purpuratas na companhia do Dr. Luys de Mendonça e esposa, editor da revista Orquídea.

Carlos G. Keller
Orquidófilo e Paisagista do Rio de Janeiro.



 <쁤˘>

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O que foi a XXXI Mostra de Orquídeas de Pernambuco

Cyrtopodium gigas
Recife estava com uma temperatura ambiente agradável, em torno de 26ºC, no entanto no ambiente da exposição parecia bem mais quente por conta dos encontros e reencontros com os amigos de lá e dos que percorreram tantos quilômetros para apreciar uma bela mostra de orquídeas.

Eram muitas as orquídeas entouceradas, dignas de um ouro, um primeiríssimo lugar. De cara duas me encantaram e eu, que não dou para juíza, mas tenho o bom gosto apurado, apaixonei-me por este Cyrtopodium gigas que brilhava feito ouro no garimpo.  Magnífico!


Dendrobium lineali

Outra planta que me chamou atenção foi um Dendrobium lineali, gigante, lindo,  excelente cultivo. Mas as belezas não ficaram por aí, a primeiríssima colocada foi uma Cattleya mossiae, semi alba, do tipo redondinha, com quatro flores.

Muitas variedades de espécie, as quais mostramos abaixo do nosso texto para que todos aprecie e viagem pela exposição.

A palestra com o Prof. Olinto foi muito didática e por isso mesmo aplaudida. Falou sobre várias doenças em orquídeas, mostrando com fotos como ela se manifesta e quais as providências a serem tomadas. A sala estava totalmente lotada, muitos assistiram em pé ou através das janelas.


O ciclo de palestras durante a exposição ficou a cargo do Christiano, jovem associado da ASSOPE e de grande peso na associação. Uma feliz iniciativa em convidar este e outros palestrantes.


Christiano













Tive a felicidade de rever o grande homenageado da exposição, o Dr. Carlos Eduardo, um dos fundadores da ASSOPE.
Aos poucos fui encontrando os amigos de João Pessoa, Natal e Aracaju. Aliás, de Aracaju veio a Christiane Faro, quem tive o prazer de conhecê-la, pessoa simpática, inteligente e muito dinâmica. A Chris é secretária da AOSE.

George Prado, Vera e Christiane

Outra pessoa que me deu alegria em conhecê-lo foi George Prado, com quem conversei muito. George era meu cliente de Adenium, depois desta exposição posso considerá-lo também meu amigo. George é dessas pessoas que esbanja simpatia por todos os poros, não tem porque não gostar. Olha meus dois novos amigos: George e Christiane.

Uma pessoa linda da comunidade de cactos a B&B, a Graziela, me deu uma alegria sem tamanho indo me conhecer. Foram apenas alguns minutinhos para sentir o quanto ela é linda por dentro e por fora. Depois desta foto prometi a ela algumas sementes de Adenium para serem distribuídas com os membros da gostosa comunidade. Não dá para ficar de fora dela, com a simpatia de todos, a gente vai participando quando pode.


Vera e Graziela




´




Na foto Dr. Manoel Ximenes, Karime, Odilon Cunha e Antonio. Finalmente conheci o Odilon, grande orquidófilo e que possui orquidário em Gravatá, possuidor de belíssimas Cattleya labiata.






Ovídio, Prof. Olinto, Vera e Gelsa
Na hora do almoço uma rodinha se fez para batemos um papo sobre as doenças em orquídeas, tema da palestra do Prof. Olinto L. Pereira. Foto encaminhada pelo meu amigo Edson Linhares, que esteve presente com sua esposa Eliana. Foi ótimo reencontrá-los, meus amigos!


Os amigos de João Pessoa depois de boas compras no orquidário Flores do Lago, se sentam para bater um papo.
Lindon, presidente da ASSOPE e alguns  membros da associação respiram felizes com o sucesso da exposição.





Muita gente circulou nos três dias do evento. O Orquidário Flores do Lago, na pessoa do Aroldo Correia ria atoa pelas vendas realizadas. Tanto que no domingo não tinha quase mais nada. Olha só a cara o Aroldo!

Aroldo Correia

No sábado depois da palestra do Prof. Olinto, por volta das 13:30h, deu-se início mais uma reunião com os representantes do Nordeste para tratar da I BIENAL DE ORQUÍDEAS DO NORDESTE a ser realizada em outubro de 2011, em Recife. Estavam presentes: Lindon Barros e Manoel Ximenes (ASSOPE), Gelsa (SORN), Selene e Gerson (CPO), Conceição e Ovídio (APO), Vera Coelho (ACEO) e Christiane Faro (AOSE).
Lindon leu o que já foi decidido nas reuniões anteriores e discutimos outros pontos. No final foi sorteada entre as associações presentes a sede da II Bienal, que deverá ser realizada em 2013, caindo para João Pessoa. No final dos trabalhos, uma foto oficial.


Conceição, Lindon, Gelsa, Christiane, Vera, Gerson, Selene, Ovídio e Ximenes.



Mostraremos agora algumas das muitas orquídeas da exposição:

Dendrobium anosmum

Anguloa rockeri
 

A cortina de Dendrobium anosmum estava exuberante, com muitas flores alba e duas cores da lilás, impressionava os visitantes ao mesmo tempo que dava as boas vindas.

Quero registrar meu agradecimento a todos que me receberam com tanto carinho, inclusive o saboroso almoço servido para os convidados, feito com muito capricho pela Rosa.

A ASSOPE está de parabéns!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Orquidário da Ilha Manôra é inaugurado.

O dia 02 de outubro de 2010 foi marcado com a inauguração do Orquidário da Ilha Manôra, no Eusébio. De propriedade de Italo Gurgel e Tereza Neuma, mais um espaço para acomodar as diversas orquídeas, construido com muito carinho. Aliás, carinho foi o que não faltou ao casal anfitrião, que recebeu cerca de 50 convidados, todos cultivadores de orquídeas, pertencentes à Associação Cearense de Orquidófilos.

O orquidário planejado e executado nas proximidades de um córrego, que em época invernosa propiciará às orquídeas uma boa umidade. Todo em madeira e coberto de tela na parte superior. As laterais abertas para dar mais ventilação às plantas. Todas as orquídeas ficam penduradas, exceção dos vasos pequenos, onde ficam em uma bancada.
A medida que os convidados iam chegando o incansável Italo fazia questão de levá-los para conhecer o orquidário, que homenageou sua mãe. Uma parada para tomar um suco servido por um garçom. Difícil era escolher entre os quatro sabores: graviola, cajá, goiaba e caju, todos feitos da fruta.
A placa de madeira com o nome do orquidário e uma orquídea talhada, confecção do artesão Ximenes.
Até chegar ao orquidário caminhamos cerca de 400 a 500 metros, debaixo de árvores nativas e de cajueiros. Registrei vários orquidófilos indo e vindo, com um largo sorriso no rosto.


 
Várias orquídeas "se perfumaram" para receber os inúmeros visitantes, as quais mostramos algumas:


A programação incluía no almoço uma feijoada, diga-se de passagem, muito bem feita! Acompanhada de muita carne, arroz, farofa, linguinça, bebidas diversas e uma variedade de sobremesa.  A mesa principal coberta com uma toalha branca e decorada com flores tropicais do sítio e cada mesinha uma garrafa com ramalhete de flores, tudo muito delicado, dispostas debaixo da copa de um frondoso cajueiro, cujo calor foi amenizado.


Um bingo de uma Vanda ocorreu com muita alegria e descontração na voz eloquente do Emanuel, sendo o feliz ganhador o meu amigo Nicodemos Sampaio. Muitos outros prêmios foram sorteados, entre canetas, camisetas, orquídeas, vasos e acessórios para orquídeas.
Italo solicitou dos associados participação maciça no 4º FestOrquídeas a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Agradecemos em nome de todos o convite e a receptividade tão característica deste querido e simpático casal. Abaixo muitas fotos que registrei dos convidados presentes.
Em tempo: Antes que alguém me pergunte, já respondo, o orquidário não é comercial, mas um hobby do nosso querido presidente da ACEO.