
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Conhecendo Cesário Sales

terça-feira, 18 de novembro de 2008
ASSIM FOI O II FESTORQUÍDEAS


O Atelier das Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi cenário da mais bela exposição de orquídeas, de encontros e reencontros de amigos. O evento teve uma dimensão bem maior que o FestOrquídeas do ano passado, quando este se extendeu a vários stand de outras plantas e acessórios de jardinagem, dando oportunidade do público adquirir adubos, etiquetas, vasos, cachepot, etc.O II FestOrquídeas começava no dia 14/11/2008 (Sexta-Feira), mas na Quarta-Feira desembarcavam às 13:30h, no Aeroporto Internacional Pinto Martins o Prof. René Rocha, autor do livro ABC do Orquidófilo para uma, várias e muitas orquídeas e sua senhora, Sheila.
Na mesma noite levamos os amigos para comer camarão, escolhido na hora e frito ali diante de nós. Como éramos quatro, pedi para acrescentar mais duas postas do peixe "cavala". A noite foi bastante animada, muita conversa e bastante música, inclusive um grupo pagodeiro complementou a alegria. Prof. René, que também é músico, apreciou toda aquela movimentação. Ainda tínhamos a Quinta-Feira livre, aproveitamos para mostrá-los a Praia do Futuro e lá Sheila não dispensou molhar os pés nas águas do mar, enquanto o professor degustava mais camarão e lagostinha, afinal, em Minas Gerais não é tão fácil encontrar estes frutos do mar. Que vidinha mais ou menos, não é professor!
É chegada a Sexta-Feira, dia do
recebimento das plantas e em seguida o julgamento. Este ano tivemos como juízes o Luiz Wilson Lima Verde (ACEO), José Pompeu de Souza Brasil Jr., membro da Sociedade Cearense de Orquidófilos, hoje Associação Cearense de Orquidófilos e o Prof. José René Rocha, de Areado-MG. Quero abrir um parêntese para dizer do prazer imenso que tive em conhecer o Sr. Pompeu, um desejo antigo que eu acalentava. Ainda quero saber dele como surgiu a Cattleya labiata rubra do Pompeu.





Na manhã de sábado o auditório ficou pequeno para o público que veio assistir a tão esperada palestra do Prof. René Rocha que falou de forma descomplicada como se cultiva orquídeas, começando pelos erros que cometemos.



Nos
três dias de evento, o Prof. René vendeu o seu livro ABC do Orquidófilo para uma, várias e muitas orquídeas, autografando e tirando as dúvidas daqueles que o procuravam. Fiquei na responsabilidade de representá-lo, de modo que, quem o desejar adquirir estarei sempre com um exemplar a disposição, bastando me procurar pelo e-mail: veracoelhov@gmail.com Poderei despachar para qualquer Estado brasileiro. O orquidário comercial estava simplesmente magnífico com muitas espécies e híbridos de encher os olhos e furar o bolso de qualquer imortal. Laelia purpurata de todas as variedades, bem como a Laelia lobata. Não resisti e comprei uma variação alba. O Aroldo do Orquidário Flores do Lago sorria a toa, de tanta felicidade, primeiro por voltar à Fortaleza e segundo por vender quase todo o estoque em praticamente dois dias. Quem deixou para comprar no terceiro dia, já não encontrou tantas orquídeas floridas.
No sábado à noite o jantar de confraternização entre os orquidófilos foi no restaurante "Novo Fogão", na Av. Barão de Studart. Lá os orquidófilos associados e visitantes de outros Estados se reuniram para um gostoso e descontraído bate-papo. Na oportunidade o presidente da ACEO, Italo Gurgel e Teresa Neuma, sua esposa, fizeram a entrega dos troféus de Gerson e Selene, porque viajariam no domingo cedinho, não podendo, portanto, receberem no domingo à noite. 













E as orquíeas? Finalmente iremos mostrá-las. Como eram muitas, postarei apenas algumas, aquelas que mais chamaram a atenção do público:













Texto: VeraCoelho
Fotos: Vera e Juliana Coelho
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Orquidário Dragão do Mar

Quem passava no Atelier das Artes no Centro Dragão do Mar no dia de hoje (11/11/2008) presenciou novos e abnegados "jardineiros" montando um orquidário natural. As árvores que fazem parte do jardim interno deste espaço ganharam muitas espécies de orquídeas, uma gentileza da Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO e um sonho do Diretor de Ação Social, Sr. Roberto Galvão. Os jardineiros aqui citados, nada mais eram que os associados que se dispuseram a realizar mais um orquidário aberto ao público. Lembrando que o primeiro foi feito ano passado, no sítio da Casa de José de Alencar, em Messejana.



O paisagista Marco Aurélio Duarte comandou todo o layout do jardim, onde outras plantas substituiram algumas ali existentes. A turma pegou no pesado, cavou buraco, carregou pedras, subiu em árvores, no final ficou tudo muito bonito! Quem participou deste trabalho: Além do Marco, Júlio César, Juliana, Francisca Bonfim, Vera Coelho, Emília, Michele e Rogério.
Preferimos usar orquídeas da região Nordeste, como a Cattleya labiata, Cattleya granulosa, Dimerandra emarginata, Gongora quinquenervis, Epidendrum ciliare, Epidendrum radicans, Epidendrum fulgens, Prosthechea fragrans, Polystachia concreta, Oncidium ceboleta, Cyrtopodium, Catasetum e um canteiro de Spathoglottis plicata e unguiculata, por se adaptarem facilmente e ao mesmo tempo, não sair do regionalismo.
No próximo dia 14 de novembro tem-se início o II FestOrquídeas de Fortaleza, o maior evento de Orquidofilia no Estado do Ceará, evento que atrai dezenas de pessoas de outros Estados e do interior. Quem não se encanta pela beleza de uma orquídea! Seu perfume é sentido a muitos metros de distância, tanto que em algumas espécies as abelhas são atraídas para fazerem a polinização.
No II FestOrquídeas teremos duas palestras, a primeira será conferida pelo professor e escritor René Rocha, de Areado-MG. Autor do livro ABC do Orquidófilo, para uma, várias e muitas orquídeas. Este livro tem tido boa aceitação no meio orquidófilo pela linguagem simples e didática como os ensinamentos são passados. Estará à venda durante os três dias de exposição. Esta palestra acontecerá no auditório próximo ao Planetário, no sábado, às 10 h. Já a segunda palestra será dada pelo Prof. Roberto Jun Takane, Engenheiro Agrônomo e autor de vários livros. Estará falando sobre substrato, entre outros assuntos. Esta palestra está marcada para 17 horas de sábado no mini-auditório próximo ao Museu do Vaqueiro.
Dentro da programação teremos duas oficinas de orquídeas, a primeira será na sexta-feira, dia 14/11 às 17 h, por Espedito Vidal. Já a segunda, no domingo, às 10h por Waldir Leite. Esta oficina se destina ao público leigo, que tem vontade de cultivar orquídeas e sente dificuldades até mesmo em plantar. Os dois associados tentarão desmistificar a idéia de que cultivar orquídeas é difícil.
Muitas orquídeas estarão expostas para apreciação. Três orquidófilos de libada reputação estarão julgando as mais bonitas e obedecendo todos os critérios técnicos-científicos. Estas ganharão notas e as três mais votadas serão premiadas em cada categoria, no entanto somente uma, ganhará um belíssimo troféu. Portanto, 6 troféus serão entregues ao felizes ganhadores, uma verdadeira obra de arte confeccionada por Aurinete Porto, exclusivamente para o II FestOrquídeas. O público, como bom juíz, também terá oportunidade de votar na que achar a mais bela. E a orquídea que obtiver mais votos ganhará o troféu Gerardo Carvalho.
Tudo pronto para começar o II FestOrquídeas! Saudamos nossos visitantes, o público, amigos e familiares que estarão conosco nestes três dias. Aproveitem e comprem orquídeas no Orquidário Flores do Lago, que estará vendendo orquídeas de todos os preços. Procure se informar se é orquídea de região quente, assim não sentirá dificuldades de cultivá-la. O Sr. Aroldo, propietário do orquidário estará tirando suas dúvidas quanto a luminosidade, adubação, substrato, etc.
Os associados e os recepcionistas contratados se revezarão para melhor atender e sempre com cortezia e simpatia.
Sejam todos bem vindos à Terra do Sol, à Terra da Luz, à Terra de Iracema!
Assinar:
Postagens (Atom)